DIREITO

Especialização em Gestão Judiciária será ministrada pelo Centro de Pesquisa em Gestão, Inovação e Sustentabilidade com a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Foto: Marcelo Albert/UnB Agência

A Universidade de Brasília (UnB) e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), firmaram parceria para a realização do curso de especialização em Gestão Judiciária. A aula inaugural da pós-graduação aconteceu nesta segunda-feira (3).

O curso foi estruturado com o objetivo de fomentar a geração, a aplicação e a disseminação de conhecimentos e o desenvolvimento de competências gerenciais entre os servidores dos tribunais de justiça de todo o país. Essa é a primeira edição realizada no TJMG.

Durante a aula inaugural, o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Kildare Gonçalves Carvalho, falou sobre o compromisso da instituição com uma gestão mais eficiente. "Desafios não faltam na dura realidade dos dias atuais. É necessário pensar e repensar resultados e métodos de gestão. A atividade jurisdicional não pode mais ser dissociada do conceito de administração, ao contrário, ela precisa ser gerida com base na eficiência", defendeu o desembargador, lembrando ainda que o Planejamento Estratégico e a busca por soluções inovadoras são uma realidade no Judiciário.

O diretor do Centro de Pesquisa em Gestão, Inovação e Sustentabilidade (CPGIS) da UnB, professor Alexandre Maduro-Abreu, deu as boas-vindas aos novos alunos da Universidade de Brasília e reafirmou o compromisso do corpo docente em superar as expectativas do TJMG e de todos os alunos quanto à excelência do curso.

"Percebemos a importância que o Tribunal de Justiça está depositando nessa parceria e estaremos empenhados em corresponder ao esperado de nós. O CPGIS possui como compromisso trabalhar pelo aprimoramento da gestão pública e privada, de modo sustentável. Trabalhamos para superar os obstáculos impostos pela burocracia e seus danos à gestão pública brasileira", afirmou o professor.

O curso de Especialização em Gestão Judiciária é uma iniciativa do CPGIS em parceria com a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da UnB. As aulas serão ofertadas na modalidade a distância para 200 alunos, entre magistrados, assessores e servidores do TJMG. O curso tem duração prevista de dez meses.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.