ENSINO

Evento organizado pelo Laboratório de Estudos Formais da Gramática, do Instituto de Letras, homenageou Lucia Lobato, professora e pesquisadora da UnB reconhecida nacional e internacionalmente na área

 

O Laboratório de Estudos Formais da Gramática (LEFOG/LIP/IL/UnB) organizou, nesta última semana, o III Congresso Internacional de Estudos Linguísticos – III CIEL –, em homenagem a Lucia Lobato, por ocasião dos dez anos de falecimento da professora e pesquisadora, que pertenceu ao quadro da Universidade de Brasília, de 1975 a 2005, e é reconhecida nacional e internacionalmente na área de Teoria da Gramática.

 

O evento, que contou com o apoio da Capes e da FAP-DF, teve a participação de pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) – professores David Pesetsky, Shigeru Miyagawa e Donca Steriade –, que ministraram cursos de curta duração para os estudantes da pós-graduação da UnB e de outras universidades brasileiras.

 

Nos dias 20 e 21, os docentes proferiram conferências e assistiram às comunicações de resultados de trabalhos na área de teoria e análise linguística, apresentados por pesquisadores de diversas instituições, como Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Florença, Universidade de Ottawa, Universidade de Buenos Aires, Universidade de Paris Diderot e Universidade da Georgia/EUA, além da USP, Unicamp, UFPR, UFSC, PUC-Rio, UFBA, UFRR, UFVJM, entre outras. Os professores do MIT também deram entrevistas para o programa Diálogos, da UnBTV, e foram recebidos pela vice-reitora, Sônia Báo.

 

A homenagem à professora Lucia Lobato foi feita pelos docentes que compõem o LEFOG – professores Heloisa Salles, Rozana Naves, Eloisa Pilati, Helena Vicente, Marcus Lunguinho e Lurdes Jorge – e pelo diretor do Instituto de Letras, Enrique Huelva, em cerimônia realizada nesta quinta. Compareceram os filhos e netos da homenageada.

 

Na ocasião, foi lançado o segundo livro da Coleção Lucia Lobato, publicado pela Editora da UnB, o qual reúne três conferências que ela proferiu sobre o tema Linguística e Ensino de Línguas, em que aproxima suas reflexões teóricas sobre a existência de uma faculdade inata da linguagem (na linha chomskiana dos estudos da gramática) das perspectivas metodológicas da formação de professores para o ensino de línguas.

 

Em sua fala, a vice-diretora do IL, Rozana Naves, recordou a enorme contribuição de Lucia Lobato ao desenvolvimento da linguística teórica no Brasil e na UnB. Legado que se amplia gradativamente pelo trabalho conjunto dos professores que compõem, hoje, o LEFOG.

 

A intenção é que a cooperação científica entre UnB e MIT culmine com a assinatura de um convênio na área de Letras.

 

Outras informações e fotos do evento estão disponíveis no site e na página do LEFOG no facebook.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.