RECONHECIMENTO

Duas iniciativas inovadoras na área da Educação serão selecionadas para representar instituição no Prêmio Péter Murányi 2017. Interessados devem entregar propostas ao DPP até 22 de agosto

Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

 

A Universidade de Brasília foi uma das instituições de ciência, tecnologia e inovação convidadas por uma fundação internacional a indicar trabalhos para concorrer à edição de 2017 do Prêmio Péter Murányi, que concederá R$ 200 mil ao vencedor. Dois projetos científicos poderão ser inscritos pela Universidade na área de Educação – tema escolhido desta vez para a premiação, que já teve outras participações da UnB. As propostas da comunidade acadêmica serão recebidas pelo Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP) até o dia 22 de agosto.

 

Os trabalhos indicados deverão contribuir de forma inovadora para o desenvolvimento, em termos de qualidade de vida, das populações abaixo do paralelo 20 de latitude norte do globo, onde está situada grande parte dos países em desenvolvimento – entre eles alguns da África, Ásia, Oceania e América Latina, como é o caso do Brasil. Os interessados deverão entregar ao DPP a seguinte documentação impressa, que consta em edital e regulamento do prêmio: formulário de participação disponível no site da Fundação; trabalho completo, incluindo uma síntese; e o Currículo Lattes dos autores.

 

Uma comissão de especialistas externos à instituição será formada para selecionar os dois trabalhos que representarão a UnB na disputa. Os escolhidos serão apresentados à Fundação Péter Murányi, homônima ao prêmio, até o dia 30 de setembro, prazo final para envio de todos as propostas que concorrerão.

 

Nesta edição, 1.200 instituições estaduais e federais, institutos de pesquisa e entidades privadas brasileiras receberam convite para indicação de trabalhos. Estima-se a participação de todos os países da América Latina. Em fevereiro, técnicos e especialistas da Fundação analisarão as propostas de cada participante e escolherão os três trabalhos finalistas. A premiação acontece em abril de 2017, em São Paulo.

 

A Diretora de Pesquisa do DPP, Fernanda Sobral, considera de suma importância a participação da comunidade acadêmica, pois é uma forma de os trabalhos que têm avançado na área serem prestigiados. “A Educação é um tema de maior relevância para o Brasil atual. Na UnB, temos muitos pesquisadores de várias áreas do conhecimento que estão dando contribuições nessa área e que precisam ser reconhecidos”, afirma.

 

PREMIAÇÃO – A Fundação Péter Murányi, que leva o nome de seu idealizador – empresário e filantropo húngaro, naturalizado brasileiro – foi criada em 1999 com o intuito de destacar iniciativas e descobertas científicas inovadoras de pessoas físicas, jurídicas e entidades que auxiliem para a manutenção do bem estar social em países em desenvolvimento. Para isso, instituiu uma premiação anual que contempla a cada edição diferentes áreas. São elas: Saúde, Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Alimentação e Educação. Em abril deste ano, a Fundação premiou trabalhos com temática voltada à Alimentação. Cerca de 1.700 instituições do Brasil e de outros países da América Latina foram convidadas a indicar projetos para a edição de 2016.