COOPERAÇÃO

Instituição chinesa intensifica laços com a UnB. Aumento de oportunidades de intercâmbio é benefício previsto na nova parceria

Reitora Márcia Abrahão recebe comitiva de Jinan. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB
Reitora Márcia Abrahão e comitiva da Universidade de Brasília receberam a delegação da Universidade de Jinan, da China. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A UnB tem nova parceira internacional: a universidade chinesa de Jinan (UJN), localizada na província de Shandong. A cooperação foi firmada nesta quarta-feira (27), com assinatura de convênio bilateral pela reitora Márcia Abrahão e por Wang Yuhua, vice-presidente da instituição chinesa. Além do intercâmbio de docentes, estudantes e técnicos administrativos, o acordo prevê cooperação entre programas de pesquisas, permuta de recursos de ensino e apoio em atividades como conferências ou simpósios.

“Estamos abertos a novas ideias e novas pesquisas. Esse intercâmbio de estudantes e experiências é importante para nós”, afirmou a reitora. A parceria também foi celebrada pelo dirigente chinês, que presenteou a Universidade de Brasília com duas bolsas de estudos a serem alocadas para cursos de graduação, de pós-graduação ou de estudo do idioma, conforme interesse da UnB.

Os cursos da Universidade de Jinan são pagos. Entretanto, o convênio possibilita que os estudantes em intercâmbio pela UnB tenham as despesas custeadas pela própria instituição chinesa. Alunos interessados na oportunidade devem acompanhar a oferta de vagas realizada por meio do Programa de Intercâmbio Acadêmico em Universidades Estrangeiras Conveniadas à UnB, coordenado pela Assessoria de Assuntos Internacionais (INT).

A aproximação entre as universidades começou há cerca de quatro anos, com pesquisas lideradas pelo Departamento de Genética e Morfologia (GEM), do Instituto de Ciências Biológicas (IB). “Recebemos dois pesquisadores de pós-doutorado que atuaram em nosso programa como professores visitantes, além de uma aluna que fez o doutorado conosco”, conta Ricardo Bentes de Azevedo, docente na unidade.

Sobre os benefícios da parceria, o professor destaca “mais facilidade no acesso à logística da universidade parceira e, em casos específicos, a possibilidade de que disciplinas cursadas sejam válidas em ambas as instituições”. Para o próximo semestre, Ricardo de Azevedo planeja enviar dois estudantes ao doutorado-sanduíche. “Estamos fortalecendo a internacionalização da pesquisa e da UnB”, comemora.

>> Inédito em 56 anos de UnB, Plano de Internacionalização tem objetivo de levar instituição além das fronteiras