INTERNACIONALIZAÇÃO

Evento apresentou ciência, cultura e gastronomia do país europeu à comunidade acadêmica. Reitor Ivan Camargo recebeu distinção de Oficial da Ordem de Leopoldo

Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

 

Um dia inteiro para apresentar algumas das características mais marcantes do Reino da Bélgica nos campos de ciência, cultura e gastronomia. Assim foi o evento Bélgica no Brasil, realizado nesta terça-feira (18) pela embaixada do país europeu no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília. A atividade contou com uma programação de palestras, conferências, seminários, apresentações culturais e workshops gastronômicos.

 

“Um programa com várias possibilidades para cada um escolher o que mais interessa", apontou o embaixador da Bélgica Jozef Smets. Presente na maioria das atividades, o embaixador destacou a importância de investir na divulgação do país europeu para a comunidade acadêmica. “Para nós, a UnB é a universidade mais importante dessa parte do Brasil e estamos construindo uma relação que deve continuar”, afirmou.

 

No Centro de Excelência em Turismo (CET), foram ministradas as oficinas de chocolates e cervejas. Estudante do 7º semestre de Turismo, Paula Lemos colaborou com a iniciativa. Ela fabrica brigadeiros gourmet e ficou admirada com a qualidade do insumo belga. “O sonho de consumo de quem trabalha com esses alimentos é usar chocolate belga. É completamente diferente, mais saboroso que os outros e mais fácil de trabalhar”, disse.

Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

 

O Restaurante Universitário (RU) teve um cardápio especial. Foi servido Carbonnades, um ensopado típico da culinária do país, feito com cerveja belga. Para produzir a refeição, foram utilizados 60 litros de cerveja, fornecida pela embaixada da Bélgica. Gabriela de Lucena, estudante do 5º semestre de Educação Física, aprovou a receita. “Geralmente não gosto de ensopado, mas esse estava muito bom e eu comi tudo”.

 

No restaurante executivo foi servido steak com manteiga metre de hotel e batatas fritas, prato também característico. Para sobremesa, waflle com morangos e chocolate importado da Bélgica. A embaixada do país doou 30 kg da iguaria para a atividade.

 

Além do tempero belga, foi possível conhecer um pouco da música do país europeu. O grupo musical Blow Trio, composto por dois saxofonistas e um percursionista, apresentou várias canções do seu repertório no saguão do RU. O Blow Trio foi inscrito na programação pela embaixada da Bélgica em homenagem ao bicentenário do inventor do saxofone Adolphe Sax, comemorado este mês.

Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

 

CIÊNCIA - Três especialistas belgas, de diferentes áreas de atuação, vieram à universidade apresentar um pouco do que se tem discutido no campo das ciências na Bélgica. O pesquisador Jacques Piette realizou uma conferência sobre Biotecnologia e apresentou o centro de pesquisa Groupement Interdisciplinaire de Génoprotéomique Appliquée (Giga), do qual faz parte.

 

O vice-reitor da Universidade Livre de Bruxelas (ULB), Serge Jaumain, apresentou aos professores da universidade os benefícios de se realizar intercâmbios científicos para o país europeu. Jaumain é presidente da Comissão de Relações Internacionais do Agrupamento das Universidades Francófonas da Bélgica (Ares).

 

Membro do conselho de administração do Centro Belga de Arbitragem e Mediação (Cepani), a advogada Vanessa Foncke apresentou, na Faculdade de Direito, o caminho que tem sido trilhado pelo Direito belga na resolução de conflitos.

Foto: Helen Lopes/UnB Agência

 

HOMENAGEM – Na noite desta segunda-feira (19), o reitor da Universidade de Brasília, Ivan Camargo, recebeu uma distinção de honra do governo belga. O reitor foi condecorado com a medalha Oficial da Ordem de Leopoldo.

 

“É forma de homenagear a Universidade de Brasília. Fiquei lisonjeado”, afirmou Ivan Camargo, que neste ano esteve duas vezes no país europeu. “Temos uma relação institucional muito proveitosa com o país”, concluiu.

 

De acordo com o embaixador belga, a distinção real é conferida a pessoas simbólicas para as relações do país. “A Embaixada propõe, o ministro das Relações Exteriores estuda com uma equipe especial para que o rei assine. É uma decisão séria e a pessoa homenageada vai ser sempre considerada próxima”, explicou o embaixador.

 

Na mesma cerimônia, também foram homenageados o juiz do Tribunal Superior de Justiça Antônio Herman de Vasconcellos e Benjamin, o conselheiro especial para os Assuntos Internacionais do Ministério dos Portos José Newton Barbosa Gama e a diretora do Centro Cultural ECCO, Maria Karla Lacerda Osorio Netto.