INTERCÂMBIO

Instituição parceira, Universidade de Minzu é conhecida pela diversidade étnica, linguística e cultural

Taiyan Huang, presidente da Universidade de Minzu, conversa com vice-reitor Enrique Huelva, em visita de cortesia à UnB. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Uma comitiva da Universidade de Minzu, na China, veio à UnB nesta sexta (29), em visita de cortesia para conhecer o campus Darcy Ribeiro e estreitar laços com a instituição. O presidente Taiyan Huang e sua equipe foram recebidos no Salão de Atos da Reitoria pelo vice-reitor Enrique Huelva e pelo diretor de Assuntos Internacionais (INT), Virgílio Almeida.

O presidente da instituição chinesa demonstrou interesse em firmar novas parcerias com a UnB. “Somos universidades amigas. Queremos encontrar professores e alunos visitantes para fazer intercâmbio na nossa universidade e chegar a soluções de problemas comuns aos dois países”, destacou Huang, se referindo a questões como a baixa média salarial no Brasil e na China.

“Atualmente a UnB tem sete convênios em vigor com instituições da China, incluindo com a Universidade de Minzu. A produção científica ganha mais impacto quando feita em cooperação”, disse o vice-reitor Huelva à comitiva da Minzu. Ele ressaltou semelhanças entre as duas instituições, em especial a diversidade, étnica, linguística e cultural. “A diversidade é um dos grandes tesouros que compõem a riqueza deste país, que tem mais de 200 línguas indígenas faladas em seu território”, mencionou.

As áreas de Ciências Sociais são o maior ponto de convergência entre a UnB e a instituição chinesa, que se orgulha de ser a única universidade na China onde todos os 56 grupos étnicos do país estão representados em seu corpo docente e estudantil.

PRESENTES – O vice-reitor Enrique Huelva e o presidente Taiyan Huang trocaram presentes ao final da reunião. O representante chinês presenteou Huelva com uma pintura em seda que representa as 56 etnias da China. Já Huelva presenteou Huang com exemplares da revista Darcy e uma pintura em azulejo, inspirada no artista plástico Athos Bulcão, representando a Universidade de Brasília e um ipê. “Esta árvore tem um poder muito simbólico, pois floresce quando tudo mais está seco”, explicou.