MOBILIDADE ESTUDANTIL

Com oportunidades de bolsas de estudos e programas de intercâmbio, atividade trouxe representantes de embaixadas para contato com alunos

Foto: Julia Seabra/UnB Agência

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Brasília (DCE/UnB) promoveu, nesta quinta-feira (23), a 2ª edição da Feira de Internacionalização. A atividade aconteceu na entrada do Instituto Central de Ciências - ICC Norte.

Durante toda a tarde, os alunos de diferentes cursos da UnB puderam conhecer um pouco mais sobre diversos países e consultar possibilidades de mobilidade estudantil e bolsas de estudo.

Além de agências de intercâmbio, havia estandes de embaixadas de países como Estados Unidos, Finlândia, França e Espanha. Os expositores de cada embaixada fizeram a divulgação de seus programas e deram informações aos interessados.

Gioreley Rios é oficial de cultura e informação da Embaixada da Suécia. Ela conta que parte do seu trabalho é divulgar programas de estudo no país. "Estar aqui na UnB é uma grande oportunidade para isso, os alunos têm bastante interesse e repassamos todas as informações que necessárias", comenta.

Foto: Julia Seabra/UnB Agência

Os estudantes Thaís Laterza e Felipe Torres ficaram sabendo da feira pela internet e foram conhecer. Ambos afirmam que a iniciativa é muito boa e há opções para todos os gostos e bolsos.

"É uma ótima iniciativa. São muitas opções e a universidade tem muitos projetos assim, mas precisa divulgar mais", avalia Thaís, que é estudante de Enfermagem e tem vontade de fazer intercâmbio.

A atividade desta quinta-feira faz parte 2ª Semana da Internacionalização, realizada pelo DCE, que acontece até o dia 24, nos quatro campi. O evento é uma oportunidade para que sejam tiradas dúvidas e conhecer as diversas oportunidades de se estudar fora do país. Além da Feira da Internacionalização, houve também palestras com as embaixadas e sobre o programa Ciência sem Fronteiras.

Foto: Julia Seabra/UnB Agência

O objetivo da semana é trazer para a universidade a internacionalização, divulgar as oportunidades de bolsa e estabelecer o contato direto entre os estudantes e os programas.

Segundo Indyara Morais, coordenadora do projeto, a primeira edição do evento ocorreu em junho do ano passado e teve aceitação bastante positiva. "Essa segunda semana está mais movimentada e o nosso plano é realizar todo ano", afirma.

O coordenador-geral do DCE João Karp explica que esse tipo de atividade é fundamental para uma universidade grande e importante como a UnB. "É importante criar parcerias, criar ligações com as universidades de fora, ter esse embate de ideias", comenta. "Aprender fora para ser usado aqui, e vice-versa", ressalta.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.