CONGRESSO

Na abertura, reitora convidou embaixador e empresários do país oriental a conhecer o Parque Científico e Tecnológico da Universidade

Reitora Márcia Abrahão participou da solenidade de abertura dos eventos on-line. UnB mantém nove acordos de cooperação com instituições de ensino superior japonesas. Imagem: Reprodução

Até a próxima sexta-feira (19), a Universidade de Brasília vai sediar dois grandes eventos de promoção e disseminação da língua e da cultura do Japão: o XIII Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil e o XXVI Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa. A abertura das duas atividades, realizadas pela primeira vez em modo 100% remoto, foi nesta quarta-feira (17), pelo YouTube.

"Esta é mais uma excelente oportunidade para estreitarmos ainda mais a relação com nossos amigos japoneses, aprofundando o conhecimento sobre a língua e a cultura do país", disse a reitora Márcia Abrahão. Ela também mencionou a intenção da Universidade de estabelecer parcerias com empresas estrangeiras, por meio do Parque Científico e Tecnológico. "Convidamos o senhor embaixador e empresas japonesas para virem conhecer nosso parque. Certamente, ao ampliar nossas interlocuções, vamos impulsionar indicadores de ensino, pesquisa e extensão", acrescentou a gestora.

O embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, lembrou que, em 2021, são celebrados 125 anos de relações diplomáticas entre seu país e o Brasil. "O ensino da língua japonesa mudou ao longo do tempo, passando de uma língua de herança para uma língua estrangeira propriamente", comentou. "Eventos como esse servem para que brasileiros tenham um entendimento mais profundo de nossa língua e, assim, para que possamos projetar ainda mais as relações entre nossos países."

O Brasil tem cerca de 2 milhões de nikkeis (denominação dada a descendentes de japoneses nascidos fora do Japão ou para japoneses que vivem regularmente no exterior). A UnB mantém nove acordo de cooperação com universidades japonesas. Há também bom fluxo de intercâmbio entre estudantes e pesquisadores dos dois países, mas a mobilidade está reduzida, devido à pandemia.

EXCELÊNCIA – Os participantes da mesa de abertura destacaram a qualidade do curso de licenciatura em Língua e Literatura Japonesas da UnB e o histórico de criação da graduação, desde o início dos anos 1980. "O aprendizado de uma língua estrangeira ajuda a abrir portas em vários sentidos, para o desenvolvimento pessoal e profissional", pontuou a chefe do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução do Instituto de Letras (LET/IL), professora Gisela Pizarro.

Durante a fala, ela também homenageou a professora Alice Joko, que ajudou o departamento a ampliar o quadro de docentes ao levar o estudo de japonês na UnB a um patamar mais elevado. Além de Gisela, da reitora e do embaixador, participaram da mesa o presidente da Associação Brasileira de Estudos Japoneses, Yuki Mukai; o diretor do Instituto de Letras, Anderson da Mata; e o diretor da Fundação Japão em São Paulo, Masaru Susaki.