INTERNACIONAL

Até o dia 15 de setembro, especialistas abordam perspectivas sobre acervos digitais, curadoria digital e padrões para arquivos eletrônicos

 

Abertura do XI WICI. Foto: Júlio Minasi / Secom UnB

 

O ambiente digital, seus desafios e oportunidades serão debatidos por especialistas do Brasil, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, França e Portugal reunidos no XI Workshop Internacional em Ciência da Informação (WICI). Na programação, oficinas, mesas-redondas e palestras colocam em discussão diferentes perspectivas sob o tema Documentos Digitais: gestão, preservação e acesso.

 

A abertura, realizada na manhã desta segunda-feira (12), teve a participação da pesquisadora Nathalie Mallet-Poujol, do Centre National de la Recherche Scientifique, maior órgão público de pesquisa científica na França. A convidada falou sobre Internet e direito ao esquecimento digital. O encontro vai até o próximo dia 15 e a programação completa está disponível no site da Faculdade de Ciência da Informação (FCI).

 

“Todos os palestrantes vão falar sobre documentos digitais, mas com diferentes enfoques em documentos de arquivo, de biblioteca, de museus. O objetivo é trazer para a UnB o ambiente digital e nossa responsabilidade enquanto profissionais da informação”, explica Eliane Braga de Oliveira, docente da Faculdade de Ciência de Informação e presidente da comissão organizadora do XI WICI.

 

SOBRE – Iniciado em 2006, o WICI é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da FCI, e conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). Nesta edição, o evento celebra também os 25 anos do curso de Arquivologia.

 

O WICI promove o debate sobre temas contemporâneos pertinentes à Ciência da Informação e a outras disciplinas com as quais dialoga em uma perspectiva interdisciplinar. Tem como objetivo também proporcionar o contato de alunos e professores com especialistas de instituições nacionais e internacionais e visa promover a divulgação da pesquisa produzida na pós-graduação da FCI.

 

O decano de Ensino de Graduação, Mauro Luiz Rabelo, a diretora da Faculdade de Ciência da Informação, Elmira Soares Simeão, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Renato Tarciso de Souza, juntamente com professora Eliane Braga de Oliveira, deram as boas-vindas aos convidados.

 

“É uma satisfação imensa sediar esse evento com um tema tão instigante. Espero que a gente sinalize novos rumos nesse debate tanto aqui na UnB, quanto no país”, disse o decano Mauro Luiz Rabelo durante a mesa de abertura do encontro.