UnB.FUTURO

René Lévy, mestre em criminologia pela Universidade de Montreal e doutor em Direito pela Universidade de Bordeaux, é o convidado desta edição. Palestra será nesta quarta-feira (21)

 

Foto: Reprodução

 

Jihadismo, radicalização, Islã: uma visão sobre os debates acadêmicos na França é o tema do segundo encontro deste semestre organizado pela Comissão UnB.Futuro. A palestra será ministrada por René Lévy, doutor em Direito pela Universidade de Bordeaux (1984) e mestre em Criminologia pela Universidade de Montreal (1978), nesta quarta-feira (21), no auditório da Reitoria, às 15h.

 

Maria Stela Grossi Porto, professora titular da Universidade de Brasília com doutorado em Sociologia pela Universidade de Montreal, será a mediadora.

 

CURRÍCULO – René Lévy é o atual diretor de pesquisa do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS, na sigla em francês) e do Grupo Europeu de Pesquisa sobre Normatividades. Graduado em Direito pela Universidade de Paris II (1974), é mestre em Criminologia pela Universidade de Montreal (1978) e doutor em Direito pela Universidade de Bordeaux (1984). É membro permanente do Centro de Pesquisas Sociológicas sobre o Direito e as Instituições Penais – unidade mista de pesquisa do CNRS, da Universidade de Versalhes em Saint-Quentin-en-Yvelines, da Universidade de Cergy-Pontoise e do Ministério da Justiça – e foi membro do Conselho de Administração da Associação Francesa de História da Justiça, da Associação Francesa de Criminologia e da Sociedade Europeia de Criminologia. Foi professor convidado na Universidade Federal Fluminense, em Niterói/RJ (2001) e pesquisador visitante no Centro de Pesquisas Criminológicas da Universidade de Oxford (2000). É diretor da revista Crime, História e Sociedades, além de participar de comitês científicos e editoriais de várias revistas na Europa e no Canadá. Seus interesses de pesquisa são Sociologia e História da Polícia, Sociologia do Direito com foco na criação de normas penais, e execução das penas – em particular, monitoramento eletrônico de pessoas.

 

UnB.FUTURO – A Comissão UnB.Futuro é um espaço de reflexão, conduzido pelo Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP) em parceria com o Núcleo de Estudos do Futuro da UnB (n-Futuros/Ceam), em que se propõem ideias e ações para construir um modelo de universidade compatível com a realidade e com as demandas da sociedade contemporânea.

 

São promovidas diversas reuniões para debater temas ligados à educação, cultura e ciência e tecnologia. A partir do assunto escolhido, faz-se o convite para que um especialista do assunto ministre conferência introdutória à comunidade acadêmica, seguida de debate.

 

<< Confira como foi o primeiro encontro da Comissão UnB.Futuro neste semestre, com a participação do convidado Gérard Salem, professor emérito da Universidade de Paris Ouest Nanterre

Palavras-chave