INSTITUCIONAL

Evento discute o desempenho da Universidade por meio de debates e palestras à comunidade

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) realiza na quarta-feira, 19 de outubro, fórum para discutir e avaliar questões como retenção, evasão, trajetória dos egressos e preparação de avaliações externas. O evento, aberto à toda a comunidade acadêmica, interna e externa à Universidade, será no campus Darcy Ribeiro, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, no auditório do Prédio de Ciência da Computação e Estatística (CIC/EST).

“O objetivo é debater com a comunidade as potencialidades e fragilidades da UnB e avaliar estratégias de aperfeiçoamento. Serão apresentados resultados e diretrizes relacionados à avaliação, além do debate de questões essenciais. É o momento em que apresentaremos o nosso trabalho”, explica a servidora Júnia Falqueto, membro da CPA.

Segundo Júnia Falqueto, as atividades e palestras da manhã terão como foco as avaliações externas, como as perspectivas de avaliações do ensino superior e como os cursos podem se preparar melhor para receber uma comissão de avaliação do governo. Pela tarde, o foco será na autoavaliação: a inserção profissional dos egressos da UnB, os índices de evasão e retenção da Universidade.

CPA – A Comissão Própria de Avaliação conduz os processos de avaliação internos da UnB, sendo responsável por sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É composta por representantes de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil.

Entre as principais atividades da CPA estão o projeto CPA Itinerante, a consulta à comunidade acadêmica; pesquisa de egressos; acompanhamento da evasão e retenção e o Fórum de Avaliação da Comissão Própria de Avaliação da UnB (AVAL), além da elaboração dos relatórios de autoavaliação da instituição a serem entregues anualmente ao MEC/Inep.