PUBLICAÇÃO

Catálogo do Acervo da Casa da Cultura da América Latina será lançado dia 17 de outubro, às 20h, no Auditório da ADUnB

A constituição de um acervo etnográfico e de arte esteve presente desde o início da formulação da Casa da Cultura da América Latina da UnB (CAL), instituição que nasceu quando da realização do I Festival Latino-Americano de Arte e Cultura (FLAAC), em 1987.

Formado, inicialmente, com o material doado por ocasião dos festivais, o acervo foi sendo ampliado, ao longo dos anos, por doações pessoais, institucionais e por transferências de obras de outros setores da própria UnB. Atualmente, a coleção possui, aproximadamente, 2.500 itens.

Peças representativas da cultura latino-americana e caribenha, objetos de diferentes grupos indígenas, coleções de arte – como as de Marília Rodrigues e Stella Maris Figueiredo Bertinazzo –, e obras de grandes artistas locais e nacionais – como Alfredo Volpi, Athos Bulcão, Cícero Dias, Clóvis Graciano, Glênio Bianchetti, Maciej Babinski, Marcello Grassmann, Oscar Niemeyer e Tarsila do Amaral –, fazem parte do acervo da CAL, importante patrimônio artístico e cultural da UnB e do Distrito Federal.

Para dar maior visibilidade a essa riqueza artística e cultural, a UnB lança, dia 17 de outubro, às 20h, no auditório da ADUnB (no campus Universitário Darcy Ribeiro), o catálogo Acervo da Casa da Cultura da América Latina. A publicação, que apresenta uma catalogação e organização cuidadosas, se converte em mais uma forma da Universidade compartilhar esse patrimônio com a sociedade local e nacional.

Na ocasião, o UnB Ensemble, grupo formado por professores, alunos e amigos da universidade, faz concerto com peças  de Wolfgang Amadeus Mozart, Antonio Vivaldi e Antonín Dvorák.