INFORME

Reitoria ressalta prejuízos acadêmicos e administrativos e reitera importância da liberação dos prédios

A Reitoria da Universidade de Brasília reconhece o caráter nacional das manifestações estudantis em curso. Entretanto, posiciona-se contrária à ocupação dos prédios da instituição, ocorrida nesta semana.

A ocupação prejudica, principalmente, a própria comunidade universitária. Entre os prejuízos gerados pela tomada dos edifícios acadêmicos e administrativos da UnB estão:

1) comprometimento do fluxo de processos administrativos;

2) possível atraso na folha de pagamento de servidores técnicos e docentes;

3) ameaça ao fluxo regular do semestre e ao desenvolvimento de pesquisas científicas;

4) atraso no pagamento de bolsas referentes ao mês de outubro;

5) impedimento na prestação de contas a órgãos de controle externo;

6) atraso no pagamento de empresas terceirizadas e prestadoras de serviço;

7) perda de prazo para empenhos de recursos orçamentários. Caso o empenho não aconteça no prazo, o orçamento será devolvido aos cofres da União;

8) danos ao patrimônio público;

9) ameaça à aplicação das provas do Enem, marcada para os dias 5 e 6 de novembro, no Bloco de Salas de Aula Sul, no campus Darcy Ribeiro.

Além disso, a Reitoria expressa preocupação quanto à integridade dos manifestantes e a participação de pessoas sem vínculo com a Universidade.

Em claro sinal de cerceamento ao direito à liberdade de expressão, a redação da Secretaria de Comunicação, localizada no prédio da Reitoria, foi tomada pelos manifestantes, durante a ocupação iniciada na noite da última segunda-feira (31).

Por quatro anos, a atual gestão da administração superior defendeu o diálogo e o entendimento. E se coloca contrária a quaisquer atos de partidarização e de violência na UnB.

A Reitoria seguirá avaliando o movimento e adotará todas as medidas que se mostrarem necessárias para garantir a preservação e a segurança da instituição.

Reitoria da Universidade de Brasília
Brasília, 1º de novembro de 2016