GESTÃO 2016/2020

Docente Maria Lucilia dos Santos planeja imprimir velocidade e eficiência às atividades

A Secretaria de Comunicação (Secom) e a UnBTV publicam entrevistas com os novos decanos da Universidade de Brasília. No Decanato de Administração (DAF), Maria Lucilia dos Santos priorizará a desburocratização dos processos.

Foto: Beatriz Ferraz / Secom UnB

Nomeada ao DAF, Maria Lucilia dos Santos enfrentará o desafio de reduzir a burocratização dos processos na Universidade de Brasília. Santos leciona no Instituto de Química (IQ) desde 1994. Em sua trajetória na UnB, atuou como coordenadora de curso, diretora do instituto e foi membro da Comissão Permanente do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Acerca dos desafios do decanato, Santos aponta necessidade de reestruturação. Atualmente, o DAF engloba nove diretorias, o Centro de Planejamento Oscar Niemeyer (Ceplan), além do setor de viagens. “Lidamos com uma quantidade muito grande de processos. Com a reestruturação, vai melhorar um pouco. A equipe está em quantidade insuficiente para lidar com essa quantidade de trabalho. Precisamos estar atentos a todas as recomendações legais, fazer treinamentos e, também, adotar um sistema de integração de processos”, afirma.

Para imprimir agilidade ao trabalho, o DAF propõe o deslocamento de diretorias (de Obras; e de Gestão de Infraestrutura) e do Ceplan para coordenação subordinada diretamente à Reitoria. Já a Diretoria de Apoio a Projetos Acadêmicos (DPA) deve ser remanejada para o recém-criado Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI). “Vai trabalhar de forma mais concentrada e apoiar os professores a tocar os projetos”, diz. “Tudo no princípio de economicidade, sem criar novas funções. São reestruturações apenas”, reforça.

PLANOS – “A curto prazo, o DAF propõe um mapeamento para verificar o que pode ser suprimido ou encurtado, em relação aos processos; estudo de antecipação de cronograma de compras e descentralização das compras”, comenta Santos.

O plano a médio prazo é verificar e conhecer processos exitosos de outras universidades. “E adquirir pacotes, sistemas integrados de informação. Muitas das coisas feitas pelo decanato são realizadas de forma manual, lançadas em planilhas Excel. O que torna alguns processos mais lentos”, explica.

Em entrevista à UnBTV, a decana também falou sobre as limitações de custeio que serão impostas pela PEC 55, recentemente aprovada no Congresso. Desafios do DAF e política acerca dos patrimônios da UnB também fizeram parte da conversa. Confira íntegra abaixo: