INFRAESTRUTURA

Unidade de Laboratórios de Ensino e Graduação (Uleg/FS) abrigará aulas práticas dos cursos da Faculdade de Ciências da Saúde

A Faculdade de Ciências da Saúde (FS) terá em breve uma ampla estrutura de laboratórios para o ensino de graduação. A administração da Universidade assinou, na manhã desta quinta-feira (16), contrato para a realização da segunda fase da obra da Unidade de Laboratórios de Ensino e Graduação (Uleg). O prédio, que já tem a estrutura levantada, terá área de 2,4 mil metros. A expectativa é que fique pronto até abril de 2018.

Obras da Uleg/FS foram iniciadas com o Reuni, mas não chegaram a ser concluídas. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

“Será um espaço verdadeiramente multiuso, onde teremos a possibilidade de encontrar todos os coordenadores de cursos da FS em proximidade física e pedagógica”, comentou a diretora da faculdade, Maria Fátima de Sousa.

A formação multidisciplinar, com a convergência entre as diferentes áreas, é um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O conhecimento específico é muito importante, mas o conhecimento agregado é ainda mais. E o Uleg vai proporcionar isso aos estudantes da FS”, acrescentou a professora Lilian Marly de Paula, ex-diretora da faculdade.

Atualmente, a FS tem cerca de 3.800 alunos e 228 docentes, que ministram aulas nos cursos de Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Odontologia e Saúde Coletiva.

SONHO – A reitora Márcia Abrahão comemorou a assinatura do contrato, que tem valor de R$ 6,5 milhões. “Esta não é apenas uma obra, é a concretização de um sonho. Somos corresponsáveis pela formação das próximas gerações de profissionais da área de saúde”, disse. O Uleg começou a ser construído durante o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o Reuni. Além da conclusão da obra, a atual administração prevê a destinação de um milhão de reais, provenientes de uma emenda parlamentar, para dar início às compras de equipamentos para a unidade.

Reitora Márcia Abrahão assinou o contrato pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

“O Uleg vai preencher uma lacuna quantitativa e qualitativa na formação dos nossos alunos”, celebrou o professor Laudimar Oliveira, coordenador do curso de Odontologia.

No caso desse curso, por exemplo, o atual laboratório conta com 30 equipamentos, quantidade considerada insuficiente para atender todos os estudantes da graduação.

A assinatura do contrato foi acompanhada pelas decanas de Administração (DAF), de Ensino de Graduação (DEG) e de Planejamento e Orçamento (DPO); por professores e servidores da FS; por técnicos do Centro de Planejamento (Ceplan) e da Diretoria de Gestão de Infraestrutura (DGI) e por representantes da Consultec, empresa responsável pela obra. “Temos bastante experiência e, certamente, vamos honrar as expectativas”, disse Antonio Henrique Gontijo Aguiar, diretor da empresa.