GESTÃO

Administração apresentou demandas da instituição durante encontro na manhã desta sexta-feira (17), na Reitoria

Gestores da UnB e parlamentares conversam durante encontro no Salão de Atos da Reitoria. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

A administração da Universidade de Brasília se reuniu, nesta sexta-feira (17), com a deputada Erika Kokay e com representantes de parlamentares do Distrito Federal no Congresso. No encontro, realizado no Salão de Atos do prédio da Reitoria, ficou acertado o estabelecimento de uma pauta consolidada da Universidade para ser enviada à bancada, que poderá auxiliar no diálogo com os governos local e federal.

Uma das demandas apresentadas pela reitora Márcia Abrahão é a necessidade de aumentar o teto orçamentário da instituição. “Precisamos trabalhar com um teto que contemple os nossos recursos próprios”, disse. A UnB já vem levando a questão ao Ministério da Educação (MEC), mas pediu o apoio dos parlamentares, uma vez que a instituição vive um momento difícil em termos financeiros.

“Outro aspecto, muito caro para a comunidade acadêmica, é a manutenção da autonomia universitária”, afirmou Márcia aos presentes na reunião. “Há movimentos sutis de cerceamento à nossa autonomia, que, como vocês sabem, é algo essencial para a UnB.”

PERMANÊNCIA – Outra demanda apontada pela equipe de decanos diz respeito ao fortalecimento dos mecanismos que favoreçam a permanência dos estudantes na graduação. “Metade dos nossos alunos vêm da escola pública, e a nossa evasão ainda é muito grande”, comentou a decana de Ensino de Graduação, Cláudia Garcia. O decano de Assuntos Comunitários, André Reis, lembrou que são necessárias mais verbas para a manutenção dos programas de assistência estudantil.

O fortalecimento da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP/DF) e da infraestrutura de pesquisa da UnB também foi debatido na reunião. “Precisamos garantir não só a continuidade dos editais e dos repasses, mas também a melhoria da nossa infraestrutura”, pontuou a decana de Pós-graduação, Helena Shimizu. “No Gama, por exemplo, temos as engenharias, uma delas inédita no Brasil, e eles ainda estão no meio da poeira”, exemplificou.

Erika Kokay e representantes do deputado Izalci Lucas e do senador Hélio José se colocaram à disposição para buscar formas de atender às demandas da instituição. “A UnB é muito importante para o DF e queremos não apenas discutir emendas parlamentares, mas também estabelecer ações mais efetivas, de forma que nossos mandatos possam contribuir com a universidade”, disse Erika.

O vice-reitor Enrique Huelva lembrou que a UnB representa a sociedade de forma ampla, em toda sua pluralidade e diversidade. “Nesse sentido, é muito importante que os responsáveis pelas políticas públicas estejam mais próximos de nós”, defendeu. No início da semana, a administração recebeu os deputados distritais.