INSTITUCIONAL

Aulas começaram nesta quarta-feira (16), com docentes e técnicos interessados em conhecer os meandros da imprensa

No auditório da BCE, primeira turma de 2018 recebe treinamento para entender e saber lidar com a imprensa. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

A Secretaria de Comunicação (Secom) e a Coordenadoria de Capacitação (Procap/DGP) da UnB, iniciaram, nesta quarta-feira (16), o primeiro curso Mídia Training de 2018, aberto a toda a comunidade universitária. Professores e técnicos compareceram ao primeiro dia de aula, no auditório da Biblioteca Central (BCE). Do melhor relacionamento com a mídia (impressa, on-line, audiovisual) até a gestão das mídias sociais, passando pelo comportamento diante de crises e pelo cuidado com a marca, muitos são os temas que serão abordados no programa de 20 horas de curso.

Para a diretora da Assessoria de Assuntos Internacionais (INT) da UnB, Sabine Gorovitz, participante do treinamento, “dois dos grandes desafios da Universidade são a comunicação interna e a comunicação com a mídia”. Nesse sentido, ela considera que o curso pode "ajudar a abrir caminhos". Já Eduardo Bessa, professor da Faculdade de Planaltina (FUP), procurou o curso para aprofundar oportunidades de divulgação científica.

“Já tive boas e péssimas experiências com a imprensa”, contou o diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), professor José Manoel Sánchez, falando de sua expectativa em compreender a imprensa e os jornalistas. Rozana Naves, diretora do Instituto de Letras (IL), abordou uma preocupação em “dar respostas institucionais e colaborar com a UnB na produção de textos”, principalmente em épocas de crise. “Este é o momento de parar e refletir”, convidou.

Segundo a secretária de Comunicação da UnB, Thaïs de Mendonça Jorge, a ideia do curso é compartilhar com a comunidade o conhecimento e as experiências da Secom, a fim de que o trabalho interno e externo empreendido seja assimilado e “todos ajudem a aperfeiçoar a imagem da UnB na mídia”. A professora deu as boas-vindas aos participantes destacando a grande demanda de informação que chega todos os dias aos canais da Secom e a importância da Universidade de Brasília como celeiro de dados para a imprensa de todo o Brasil.

O primeiro dia de aula teve como instrutor o coordenador da Assessoria de Imprensa da Secom, Paulo Schnor. “É preciso reanimar o debate público. É necessário que o cidadão participe. A mídia não é só mediadora, ela é também espaço de mediação”, disse, destacando, no chamado jornalismo cívico, o papel do jornalista como “paladino do público”. De acordo com o assessor, na função de mediador entre o conhecimento produzido na UnB e a sociedade, o jornalista atua como um “construtor de narrativas”: notícias que devem ser de interesse e tenham relevância para as pessoas.

O curso Mídia Training continua até o dia 25 de maio. A Procap está com inscrições abertas para outros treinamentos: Apresentação de Alto Impacto, Gestão de Projetos (Nível Básico), Gestão de Conflitos, Excel Avançado, Software R para Estatística - Básico, Operando o Consiafi e para o Workshop Fiscalização de Serviços Terceirizados. Mais informações em capacitação.unb.br.