INSTITUCIONAL

Espaço de diálogo permanente trouxe avanços para a formação de professores na Universidade

Mesa de abertura da solenidade contou com a presença da reitora Márcia Abrahão, decana do DEG à época da criação da CIL. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Criado pelo ato do Decanato de Ensino de Graduação (DEG) em 2008, a Coordenação de Integração das Licenciaturas (CIL) completa dez anos de fortalecimento dos cursos de formação de professores da instituição. Além de apresentação musical, a comemoração teve a participação de ex-coordenadores que apresentaram a história e os desafios da unidade.

A mesa de abertura da cerimônia, realizada no auditório da Reitoria, contou com a coordenadora do CIL Isabel Montandon, a reitora Márcia Abrahão, o decano do DEG Sérgio de Freitas e o diretor técnico de graduação Diego Madureira.

“Um dos nossos grandes avanços foi a sistematização e o mapeamento das licenciaturas. Hoje é possível consultar todas as informações relevantes em um único site”, contou Isabel. A experiência resultou em um espaço permanente de diálogo comprometido com a formação de profissionais qualificados, éticos e socialmente referenciados.

O fortalecimento das licenciaturas é consequência da pluralidade de participantes que pensam ações, como a normatização das formações, reforma curricular e regulamentação de estágios. “Fico extremamente satisfeita de ver os resultados que alcançamos e os rumos que se estendem diante de nós”, parabenizou a reitora.

A preocupação com as estratégias de formação iniciada estende-se também à formação continuada. “É importante que as pessoas saibam que a formação do professor é responsabilidade da universidade pública”, comentou a coordenadora do CIL.

Professor Sérgio Kieling falou sobre a experiência na URGS por videoconferência. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Outro destaque da programação foi a palestra sobre a experiência da Coordenação de Licenciaturas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, feita pelo professor Sérgio Kieling por videoconferência. “As pessoas muitas vezes se guiam pela expressão ‘quem sabe faz, quem não sabe, ensina’. É preciso mostrar a importância da licenciatura na formação do país”, defendeu.

Na UnB, as principais ações propostas pela coordenação são fóruns das licenciaturas, seminários, rodas de conversa, ciclo de debates e constituição de comissões e grupos de trabalho. Essas estratégias são voltadas às temáticas internas dos cursos de formação de professores, como reformas curriculares, normatização dos estágios docentes e inovação metodológica.

PARCERIA — O trabalho desenvolvido pela CIL conta com a colaboração da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE/DF) por meio de sua Subsecretaria de Educação Básica (Subeb). A partir de parcerias que valorizam a formação de docentes de licenciaturas, as movimentações entre as duas entidades fortalecem os sistemas de ensino positivamente.

Os alunos da Universidade estão presentes na Secretaria de Educação em estágios de docência e os estudantes que eles ensinam muitas vezes ingressam na UnB. “Pensar espaços interativos e dialógicos na formação de professores em parceria om a CIL fortalece o cuidar de nossa sociedade”, concluiu a assessora da Subeb Simone Benck.