BALANÇO

Em evento nesta terça-feira (13), DPO divulga resultados de pesquisa sobre o tema aos gestores das unidades acadêmicas

Iniciativas do DEG para reduzir evasão e retenção na graduação também serão apresentadas durante atividade. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

A Administração Superior da Universidade de Brasília tem articulado estratégias para mitigar as dificuldades relacionadas à evasão e à retenção nos cursos de graduação. Questão considerada sensível ao ensino superior em todo o país, a Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO), tem mapeado e sistematizado, desde o início de 2018, dados da instituição sobre a temática, referentes aos últimos oito anos (2010-2018). O objetivo é subsidiar o desenvolvimento de políticas focadas na melhoria desses índices.

A compilação dessas estatísticas será apresentada aos diretores de unidades acadêmicas, coordenadores de curso e membros dos núcleos docentes estruturantes na próxima terça-feira (13), durante o I Simpósio da UnB sobre Evasão e Retenção nos Cursos de Graduação. O evento acontece das 14h às 17h30, no auditório verde da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face). Para participar, os interessados devem efetuar inscrição por meio de formulário próprio.

Promovida pelo DPO, em parceria com o Decanato de Ensino de Graduação (DEG), a atividade busca fomentar a cooperação entre administração e gestores das unidades acadêmicas, com o intuito de fortalecer as estratégias institucionais para superar os entraves da Universidade nesses quesitos.

“Iremos prover informações para os representantes das unidades acadêmicas para que eles tenham insumos para atuar na ponta, de forma proativa e conjunta, na resolução de eventuais desafios que necessitem de atendimento ágil”, esclarece a diretora da DAI, Andrea Cabello.

Além de tomarem conhecimento sobre dados gerais de evasão e retenção na Universidade e metodologias utilizadas para o levantamento, os presentes serão esclarecidos sobre as principais causas e formas de combate ao problema. A DAI também fornecerá um relatório com estatísticas específicas dos cursos aos respectivos representantes das unidades acadêmicas que poderão sanar dúvidas e receber orientações.

Segundo Andrea Cabello, o repasse dessas informações é, atualmente, uma das principais demandas dos gestores à DAI. Ela considera o acesso aos dados imprescindível para o planejamento de ações de combate à evasão e retenção na graduação. “A execução de políticas efetivas parte da unidade acadêmica, pois ela conhece a sua realidade de maneira mais profunda”, pontua.

SOLUÇÕES — Políticas, editais, programas e outras ações também têm sido articuladas pelo DEG para minimizar essas situações no ambiente acadêmico, considerando os diversos aspectos implicados. “Entendemos que os problemas da evasão e da retenção deixaram de ser de ordem meramente acadêmica. Eles são multifacetados, ou seja, têm diversas razões, que variam de acordo com o curso, seu público e o perfil diversificado dos alunos”, declara o decano de Ensino de Graduação, Sérgio de Freitas.

As iniciativas serão apresentadas pelo decano durante o simpósio. Capacitação de docentes, aprimoramento de metodologias de ensino, promoção de melhor acolhimento de estudantes em vulnerabilidade, melhorias no rendimento acadêmico e nos processos de ensino e de aprendizagem e acompanhamento da vida estudantil estão entre as alternativas já implementadas pelo decanato.