EXCELÊNCIA

Pelo segundo ano consecutivo, instituição aparece em ranking da organização Times Higher Education (THE)

UnB está na lista de melhores universidades de países emergentes, elaborada pela Times Higher Education. Arte: THE

A Universidade de Brasília figura, pela segunda vez consecutiva, na lista das melhores instituições de ensino superior de países emergentes, em ranking internacional elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE). A UnB aparece na faixa entre as posições 201-250 no THE Emerging Economies 2019, divulgado nesta terça-feira (15). A organização avaliou 442 universidades de 43 países.

“É uma alegria começar o ano com mais este reconhecimento à excelência de nossa Universidade. Parabéns aos docentes, técnicos e estudantes por suas atividades diárias, em ensino, pesquisa e extensão de qualidade”, comemorou a reitora Márcia Abrahão.

Nos últimos dois anos, a UnB realizou um extenso mapeamento de sua infraestrutura de laboratórios e rede de pesquisadores. Também tem buscado monitorar as parcerias entre a instituição e o setor produtivo.

“O esforço no levantamento de dados institucionais se reflete nos rankings e nos ajuda a definir estratégias de gestão e priorização de recursos”, comenta a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi. Outra medida de impacto tem sido o aumento da contratação de docentes estrangeiros, com efeitos sobre o grau de internacionalização.

INDICADORES Para a classificação, o THE considera 13 indicadores de desempenho, divididos em cinco áreas: citações, renda proveniente da relação com a indústria, internacionalização, pesquisa e ensino. São os mesmos aspectos avaliados no ranking global, mas calibrados a partir das especificidades dos países do BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China) e de outras regiões do globo em desenvolvimento. No Brasil, 36 universidades apareceram na listagem.

O THE é uma organização que avalia a qualidade do ensino superior em todo o mundo. O recorte para instituições de países emergentes existe há seis anos; a UnB ingressou no ranking em 2018. No ano passado, a instituição também passou a fazer parte da lista de melhores jovens universidades.

Relembre:
>> Pela primeira vez, UnB integra ranking das melhores de países emergentes