REPRESENTAÇÃO

Mandato temporário deve completar biênio 2018-2019. Manutenção de direitos dos servidores é pauta prioritária no sindicato

Francisco Rodrigues, Marilene Dias e Edmilson Lima são os coordenadores do Sintfub para completar o biênio 2018-2019. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

A chapa 1, Sindicato é pra lutar, foi eleita com 446 votos para completar o mandato do biênio 2018-2019 no Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de Brasília (Sintfub). A posse da gestão aconteceu na última sexta-feira (8). A chapa tem como foco a criação de canais de diálogo que contemplem a manutenção de direitos dos trabalhadores. A convocação de novas eleições foi uma resposta à determinação da 14ª Vara do Trabalho de Brasília, que invalidou o último pleito por contar com a participação de funcionários terceirizados.

Com 37 integrantes, a chapa defende a flexibilização da jornada de trabalho para todos os servidores e o aprofundamento de discussões sobre o ponto eletrônico na Universidade, que deve ser implementado em abril. “Somos contra a implantação do ponto e acredito na conscientização de maneira dialogada. Por isso construímos uma chapa unificada”, explica Edmilson Lima, servidor atuante da área de segurança desde a década de 1980. Ele foi eleito coordenador executivo do Sintfub, ao lado de Francisco Rodrigues e Marilene Dias.

“Já tive experiência na coordenação e havia a necessidade de um perfil como o meu para interagir com aposentados, que são um número significativo de filiados do sindicato”, conta Francisco Rodrigues, técnico de laboratório aposentado há quase três anos. Para ele, a experiência ajudará na construção de um bom relacionamento com a administração superior da Universidade. “Queremos atuar na contraposição a políticas que atuem contra a qualidade de vida dos trabalhadores”, diz.

Para Marilene, que atua no Hospital Universitário (HUB), é essencial que haja possibilidade de resposta ao contexto político e educacional do país. “Minha presença aqui é por insatisfação com o que se desenha atualmente”, afirma. Servidora há 27 anos, ela acredita que as políticas institucionais de desvalorização do servidor colocam em risco o legado de trabalho para os que virão. “Falo como mulher, em um momento em que todos estão correndo riscos e precisamos de um patamar de igualdade. Trabalhamos para ter conquistas."

A reitora Márcia Abrahão e o chefe de gabinete Paulo César Marques representaram a administração superior da UnB na cerimônia de posse da nova gestão do Sintfub.