OPORTUNIDADE

Estudantes em vulnerabilidade econômica têm até o dia 1º de abril para requerer auxílios que ajudam a viabilizar a permanência na Universidade

Acesso ao RU tornou-se automático a partir do primeiro dia de aula para os estudantes com renda per capita de até 1,5 salário mínimo. Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

O edital de Avaliação Socioeconômica que dá acesso aos programas de assistência estudantil da graduação recebe inscrições até o dia 1º de abril, segunda-feira. Trata-se do primeiro passo para os estudantes que desejam ingressar no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), destinado àqueles que estejam matriculados em disciplinas dos cursos presenciais de graduação.

No momento de efetuar a inscrição, o estudante deve utilizar o mesmo login e senha do sistema Matrícula Web. Os documentos necessários à avaliação estão descritos no edital. Já para se inscrever nos programas, é necessário que, durante o preenchimento da avaliação socioeconômica, o estudante assinale a intenção de concorrer aos programas de auxílio.

Para estudantes da pós-graduação, a avaliação também é pré-requisito para acesso aos programas e auxílio. Os prazos e procedimentos de inscrição são os mesmos.

Após análise do perfil, os estudantes com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo são classificados como Participantes dos Programas de Assistência Estudantil (PPAES) e caracterizados com perfil de vulnerabilidade socioeconômica. Assim, eles ficam elegíveis para acesso a benefícios como Bolsa Alimentação, Programas de Moradia Estudantil da Graduação (PME-G) – nas modalidades Pecúnia, Casa do Estudante (CEU) e Auxílio Transporte –, Auxílio Socioeconômico (APSeUnB) e Auxílio Creche (PACreche).

Arte: Camila Gentil Diniz/Secom UnB

Além dos programas de auxílio, o aluno beneficiado tem a possibilidade de receber cinco vales por semestre com desconto de 60% nos livros da Editora UnB, graças a uma parceria da Diretoria de Desenvolvimento Social do Decanato de Assuntos Comunitários (DDS/DAC) com a Editora. Há ainda a oferta de uma vaga por turma com isenção de mensalidade por semestre letivo nos cursos de línguas oferecidos pela UnB Idiomas.

AVANÇOS – Os estudantes beneficiados pelas políticas de assistência estudantil puderam perceber várias melhorias ao longo dos dois últimos anos. Os calouros que ingressaram por cotas de renda per capita de até 1,5 salário mínimo passaram a ter, automaticamente, a partir do primeiro dia de aula, acesso gratuito ao RU. “Isso é feito de forma automática e vale até a conclusão da Avaliação Socioeconômica. Se ele for aprovado, mantém o benefício”, explica o coordenador da DDS, Luiz Cláudio Ferreira.

Outra novidade, que já começou a valer no primeiro semestre de 2018, foi a ampliação da validade dos estudos. Antes, era preciso que o estudante passasse pelo rito de avaliação a cada quatro semestres. Hoje, o prazo é de dez semestres.

Em 2018, a Universidade disponibilizou 30 vagas no Programa de Auxílio Creche. Em 2019, mais dez vagas foram abertas, totalizando 40 oportunidades para os pequenos e seus responsáveis.

Arte: Camila Gentil Diniz/Secom UnB

A UnB distribuiu ainda 560 vale-livros ao longo de 2018, o que representa um aumento de quase 200% com relação ao ano de 2017

TRANSPARÊNCIA – Com a reformulação do Sistema de Assistência Estudantil (SAE), os alunos passaram a ter mais facilidade na entrega dos documentos. “Como antes a entrega era feita pessoalmente, havia filas e a necessidade de deslocamento até o campus. Hoje o prazo inclui fins de semana, já que tudo é feito via internet”, acrescenta Luiz Cláudio. Ele pontua que uma das principais dificuldades relatadas pelos alunos era o alto gasto com cópias e o deslocamento até os familiares para pegar pessoalmente documentos como comprovante de renda.

“Para mim, a mudança foi essencial. Gastava muito dinheiro e tempo. Agora mando pela internet e, se estiver faltando algo, resolvo onde estiver. As dúvidas que ainda temos são sanadas na hora, não tem mais fila”, conta a estudante do segundo semestre de Serviço Social Bárbara Almeida.

Arte: Camila Gentil Diniz/Secom UnB

A versão para dispositivos móveis também facilitou o processo, por dispensar o uso do computador. Dessa forma, é possível corrigir com agilidade uma documentação incompleta, por exemplo. A DDS estima que a mudança reduziu o tempo do processo de seleção em 30%, mesmo com o aumento da demanda. Ao longo de 2017, foram 2.421 solicitações. Já em 2018, 3.855, o que representa quase 160% a mais do que o ano anterior.

“A universidade, por meio do DAC, está empenhada na permanência qualificada de nossas e nossos estudantes e planejamos ainda desenvolver ações e diretrizes para tornar a UnB uma promotora de saúde, uma das prioridades para este ano”, comenta o decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio.