ÓRGÃOS COLEGIADOS

Nesta quinta (11), Conselho de Administração aprecia a proposta de regulamentação interna sobre o tema. Encontro é aberto

O Conselho de Administração (CAD) da UnB vai apreciar, nesta quinta-feira (11), a resolução sobre o ponto eletrônico. A reunião acontece às 10h, no auditório da Reitoria. O controle de frequência por meio do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) começou a ser pensado a partir de setembro de 2018, quando o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão expediu a Instrução Normativa (IN) nº 2, determinando a obrigatoriedade do controle eletrônico.

Até o próximo dia 17, o Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) espera que 100% dos servidores da UnB tenham aderido ao sistema, preenchendo o cadastro para poder se habilitar ao uso do SIG-RH. Para que tudo funcione como o esperado desde a largada do sistema, todos os dirigentes de unidade da UnB precisaram registrar os servidores e seus horários de trabalho. Até esta quarta-feira (10), dos 2.800 servidores aptos, apenas 400 ainda não haviam completado o cadastramento na plataforma.

“O sistema atual não espelha a pluralidade das atividades acadêmicas e administrativas exercidas na Universidade”, reconhece o chefe de Gabinete da Reitora, Paulo Cesar Marques, referindo-se ao ponto manual. Segundo o professor, o SIG-RH “vai dar mais transparência à gestão de pessoal e permitirá realizar várias ações antes difíceis de implementar, como a supervisão do trabalho, a administração do banco de horas e o registro de funções distintas, propiciando ter um mapa da situação eficaz e efetivo”.

HISTÓRICO – Ao longo do último mês, o DGP realizou quatro encontros abertos e dois encontros com chefias de unidade para esclarecimentos. Atuando num ambiente de testes, o SIG-RH está à disposição dos servidores que quiserem provar e simular situações de trabalho.

“A UnB é um universo muito amplo. Temos desde o técnico em anatomia e necropsia até o assistente administrativo”, lembra Rômulo Siqueira Santos, diretor de Capacitação, Desenvolvimento e Educação (Dcade/DGP) e chefe da comissão que implementou o SIG-RH.

Na consulta pública aberta de 21 a 27 de março, os servidores puderam opinar sobre o projeto. Pedidos para que o almoço fosse de apenas 30 minutos – e não de uma hora –, e de que fossem permitidos turnos de sete horas corridas, entretanto, não puderam ser atendidos porque contrariam normas federais. Outras sugestões foram incorporadas à nova resolução, que será avaliada amanhã pelo CAD.

Proposta de resolução sobre o tema será apreciada na 387ª reunião do CAD. Arte: Secom UnB

“É uma ferramenta de gestão interessante para acompanhar em tempo real a força de trabalho, de forma a aumentar o diálogo entre a chefia e os servidores”, comenta Jeferson Sarmento, diretor de Provimento, Acompanhamento e Movimentação (Dpam/DGP), destacando que ela permite ao próprio servidor fazer a administração de seus horários. O horário de refeição não pode ser menor que 60 minutos e Jeferson defende que esse tempo acompanha a norma legal e preserva a saúde do funcionário.

Onze unidades testaram e aprovaram o SIG-RH, sistema importado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para os membros da comissão de implantação, o sistema é um instrumento de controle da assiduidade e da pontualidade, mas não de produtividade. Com base nos resultados deste projeto, a UnB poderá estudar a adoção de regimes de trabalho remoto no futuro.