INOVAÇÃO

Comitiva do órgão foi recebida pela reitora Márcia Abrahão em encontro para traçar ampliação de estratégias de cooperação entre as instituições

Comitivas de Codeplan e UnB reuniram-se no gabinete da Reitoria nesta sexta (26). Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Território, urbanização, população de rua, economia e meio ambiente são temáticas contempladas em estudos e levantamentos estatísticos da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). Esses assuntos também estão presentes em pesquisas da Universidade de Brasília. Por essa afinidade e visando fortalecer parcerias de cooperação mútua, a reitora Márcia Abrahão recebeu, nesta sexta-feira (26), comitiva do órgão distrital.

“Já realizamos trocas com áreas específicas da Universidade, como na Estatística, Arquitetura, Geociências, Ciências da Saúde. Agora buscamos ampliar e fortalecer essa rede de parceria, formalizando um acordo de cooperação técnica que estabeleça diversas atribuições, com troca de dados e informação”, disse o presidente da Codeplan, Jean Lima.

O gestor enfatizou o protagonismo da companhia em eixos nos quais a UnB tem expertise e capacidade para colaborar: “Nossa atuação tem se concentrado em três eixos: estratégias de inovação para políticas públicas; produção de dados estatísticos e informação; assessoramento a políticas públicas e governamentais”.

Sobre o potencial de cooperação entre as instituições, Jean Lima destacou que “por ser um órgão de pesquisa do Distrito Federal, a Codeplan produz insumos importantes para os estudos realizados na UnB”. “Em contrapartida, a UnB contribui em nossos eixos de atuação por ser um pólo de conhecimento”, complementou.

Cláudia Amorim, diretora de Pesquisa do Decanato de Pesquisa e Inovação (Dirpe/DPI) da UnB, reforçou a afinidade entre os órgãos. “Temos em comum a atribuição de produzir dados e pesquisa. Os dados que a Codeplan produz são adubo para diversas pesquisas importantes. Também podemos direcionar pesquisas da Universidade para subsidiar necessidades do órgão. É uma retroalimentação fortíssima.”

Para viabilizar ações de parceria, os órgãos acordaram promover um workshop no qual serão apresentadas as possibilidades de cooperação. “A ideia é convidar toda a comunidade acadêmica para conhecer as áreas de interesse da Codeplan em realizar estudos”, explicou Cláudia Amorim. A data do evento deve ser anunciada em breve.

Entre as potenciais perspectivas de colaboração, a diretora destacou o Parque Científico e Tecnológico (PCTec) da UnB. “O Parque está em franco desenvolvimento. Estamos com oportunidades abertas para parcerias e ações que visam fomentar nosso sistema de inovação”, acrescentou, mencionando edital aberto para empreendimentos interessados em se instalar na área de influência do PCTec.

A reitora Márcia Abrahão reforçou que a parceria amplia as possibilidades de pesquisa e inovação para as instituições. “A UnB dispõe de três mil professores, quase todos doutores, 40 mil estudantes de graduação e pós-graduação, quase 60 laboratórios de pesquisa. Temos um enorme potencial para trabalharmos juntos.”

POTENCIAL CIENTÍFICO – Diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Codeplan, Bruno de Oliveira enumerou pesquisas em andamento entre os órgãos. “Um experiência muito boa, que teve a colaboração de professores e alunos da UnB, foi voltada para redefinir a localização de conselhos tutelares do DF. Outra contribuição é na parte metodológica de pesquisas da economia da região”, mencionou.

Paulo Cesar Marques, chefe de gabinete, Cláudia Naves, diretora no DPI, e reitora Márcia Abrahão receberam gestores da Codeplan: Jean Lima, Bruno de Oliveira, Julia Pereira e Erika Winge. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Além do trabalho com o Departamento de Estatística da UnB em pesquisas de georreferenciamento e estatística espacial, outras parcerias entre as instituições já acontecem na área de políticas sociais. “Produzimos estudos transversais sobre temas, como desigualdade, idosos, mulheres, população de rua. Para isso, o Ceam sempre tem sido um ótimo parceiro a quem recorremos”, exemplificou Julia Pereira, gerente de Estudos e Políticas Sociais.

Para a diretora de Estudos Urbanos e Ambientais, Erika Winge, fortalecer os laços entre os órgãos é importante para alavancar diferentes áreas de interesse. “Buscamos incrementar mais estudos sobre mobilidade, questões de regularização fundiária, expansão urbana, questões ambientais. O objetivo é criar interfaces mais fáceis, inclusive virtuais, para disponibilizar essas informações, visando atender demandas de secretarias do GDF”, acrescentou.