PARCERIA

Em visita ao presidente da CLDF, administração superior lembrou da importância da finalização da obra, de responsabilidade do DER

A reitora Márcia Abrahão reuniu-se, nesta terça-feira (14), com o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Rafael Prudente. Na pauta, uma antiga demanda da comunidade acadêmica: a conclusão do estacionamento da Faculdade UnB Gama (FGA). Os dois também conversaram sobre a situação orçamentária das universidades federais, sobre a realização de uma sessão solene na Câmara em defesa da UnB e sobre parcerias para o fortalecimento da Escola do Legislativo.

Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Rafael Prudente recebeu a reitora Márcia Abrahão. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

“Seria muito importante licitar a obra do estacionamento do campus do Gama imediatamente. A comunidade sofre com a poeira durante a seca e com as chuvas”, mencionou a reitora. A pavimentação do local é responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF), e possui características que dificultam sua conclusão. “Como as obras no BRT, ao lado, não tiveram drenagem adequada, isso precisa ser feito no estacionamento da UnB Gama, o que encarece a obra”, explicou Márcia.

Rafael Prudente se comprometeu a articular, junto aos parlamentares e ao Poder Executivo, verbas para o projeto. Segundo ele, o DER possui R$ 2,5 milhões disponíveis, e seriam necessários R$ 4 milhões. “Vou conversar com o governador [Ibaneis Rocha] para ver se é possível custear uma parte disso. Faço o compromisso de buscar orçamento para esse fim”, disse.

Prudente também está acompanhando a realização de estudos sobre a situação da drenagem de águas pluviais na Asa Norte. “Para a gente, esse tema é muito relevante. Enquanto essa questão não for resolvida, toda chuva mais forte continuará trazendo problemas para as 400 e a UnB”, frisou a reitora. Na semana passada, durante uma audiência pública, representantes da Universidade se colocaram à disposição da Câmara para auxiliar com pesquisas sobre o assunto.

APOIO Na conversa com o presidente da CLDF, a reitora também pediu apoio dos parlamentares para a reversão do bloqueio orçamentário imposto à Universidade. “Assumimos em 2016 com forte desequilíbrio nas contas. Fizemos os ajustes necessários, mas agora não há mais o que cortar. Precisamos conscientizar o governo federal sobre a necessidade de cumprir a Constituição e a Lei Orçamentária Anual”, afirmou Márcia. Ficou acertada a organização de uma sessão solene na Câmara, como forma de valorizar o papel da UnB para o DF.

Outro assunto discutido pelo dois foi o apoio para a liberação de emendas parlamentares para projetos e melhorias nos campi da UnB – uma das propostas refere-se a reformas e construção de quadras esportivas. Além disso, a reitora e o presidente da CLDF falaram sobre a construção de uma creche no campus Darcy Ribeiro, demanda levada por Márcia ao governador Ibaneis.

Na reunião ficaram previstas colaborações entre UnB e CLDF. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Prudente também sinalizou interesse em fortalecer a Escola do Legislativo, ligada à Casa, que fornece cursos para os servidores. “Tenho vontade de colocar essa estrutura para rodar de forma mais robusta, profissional”, declarou o presidente. A assessoria do deputado vai encaminhar à UnB um projeto estruturando áreas prioritárias para formação e capacitação. Em seguida, devem ser realizadas reuniões de trabalho.

“Temos quase três mil professores, a maioria deles doutores. Certamente, podemos contribuir muito para isso”, destacou a reitora. Além de Márcia, estavam presentes na reunião o prefeito da UnB, Valdeci Reis, a assessora Dioney Magalhães.

>> Reitora reúne-se com governador Ibaneis Rocha
>> Rede de apoio a estudantes com filhos vai virar programa de extensão