EVENTO

Evento reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros para debater desafios da pesquisa em comunicação e política no cenário pós-eleitoral

A Universidade de Brasília recebe, até esta sexta-feira (17), o 8º Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica). Bienal, o evento tem como tema em 2019 a política e a comunicação no cenário pós-eleitoral do Brasil. Pesquisadores brasileiros e estrangeiros debatem os impactos do atual contexto político e o papel de novos e velhos atores nos rumos da democracia brasileira.

Na abertura do Congresso, na noite de quarta-feira (15), os presentes enalteceram a importância do assunto na atualidade. “Este é um ato de afirmação do valor da pesquisa brasileira em comunicação e política”, afirmou a vice-diretora da Faculdade de Comunicação, Liziane Guazina, responsável pela coordenação do evento.

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Rebecca Abers, lembrou que pesquisar, nos dias atuais, é um ato de resistência. “Sabemos que nossos estudos, ao lado dos que são conduzidos pelas associações como a Compolítica, certamente contribuirão cada vez mais para o nosso país”, acrescentou o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, João José Curvello.

Reitora Márcia Abrahão participou da abertura do 8º Congresso Compolítica. Foto: Carol Vicentin/Ascom UnB

A reitora Márcia Abrahão também esteve presente na cerimônia de abertura e destacou os inúmeros desafios da área, em um momento com constante guerra de versões e números. “Estamos sendo vencidos por uma comunicação que diz às pessoas que a Universidade não é um lugar bom para seus filhos”, lamentou.

Esta é a primeira vez que o Compolítica é realizado na UnB. Também participaram da mesa de abertura o diretor da Faculdade de Comunicação, Fernando Oliveira Paulino, e o presidente da Compolítica, Arthur Ituassu.