Serviço irá mapear mais de quatro milhões de metros quadrados

Foto: UnB Agência

O terreno da Universidade de Brasília começará a ser mapeado a partir desta semana. O estudo, chamado de Levantamento Topográfico Planialtimétrico Cadastral Georreferenciado, irá abranger os campi Darcy Ribeiro, Gama, Planaltina e Ceilândia, além do Centro Olímpico e da Fazenda Água Limpa.

“O objetivo é fazer um mapa do terreno, indicando todas as suas dimensões, acidentes geográficos, construções, árvores, tanto na dimensão plana e horizontal, quanto nas variações de altitude, chamadas curvas de nível”, explica o professor e diretor de Gestão e Infraestrutura, André Luiz Aquere.

Será a primeira iniciativa a mapear toda a extensão da Universidade e renderá uma visão completa de cada campus. Até então, o levantamento era realizado, apenas em pontos específicos, para estudos de possíveis locais para construção de determinado prédio.

O resultado contemplará um banco de dados com todas as informações sobre o terreno da Universidade. “Isso servirá de base para os próximos projetos e obras de infraestrutura na UnB”, diz o engenheiro e diretor de Obras, Henrique Pires.

“O levantamento topográfico precisa ser feito e nos ajudará a elaborar os projetos com maior segurança. Há ganho na qualidade e na eficiência a partir dessa iniciativa”, avalia a vice-reitora Sônia Báo, que preside o Comitê Gestor de Infraestrutura.

Outro benefício destacado foi o georreferenciamento do terreno. O procedimento indicará, com precisão, por meio de coordenadas geográficas, a localização de cada ponto desse mapeamento.

O prazo de execução do trabalho é de 180 dias. A empresa contratada foi selecionada por meio de licitação e o custo total será de R$ 442.409,00.