NO CONGRESSO

Reitora esteve no Senado a convite de parlamentares de diversas legendas para detalhar pedidos de emendas ao orçamento de 2020

Reitora Márcia Abrahão apresentou dados sobre a Universidade de Brasília. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A reitora Márcia Abrahão esteve no Congresso Nacional, na última sexta-feira (27), a convite de deputados e senadores do Distrito Federal. No encontro, apresentou dados acadêmicos, orçamentários e de gestão da Universidade e elencou projetos prioritários que podem ser objeto de emendas parlamentares ao orçamento do ano que vem.

“Embora seja uma universidade federal, a UnB é a principal instituição de ensino superior do DF e tem ações que impactam a vida de toda a população”, disse a reitora. Um dos exemplos trazidos por ela é a Biblioteca Central (BCE), a única do tipo no país aberta a todo público e com funcionamento 24 horas em dias úteis. A circulação média diária é de 3,5 mil pessoas na BCE.

“Ocorre que o prédio da Biblioteca é da década de 1970 e precisa de intervenções para sua recuperação estrutural”, detalhou a reitora, destacando que já há projeto pronto na Universidade para a reforma. Outro projeto prioritário levado pela gestora da UnB foi a recuperação estrutural do ICC, um dos primeiros prédios da Instituição, construído nos anos 1960.

É também para o ICC outro projeto apresentado aos deputados e senadores: a instalação de placas solares fotovoltaicas. “Diante da escassez orçamentária, precisamos definir prioridades e, certamente, as obras de eficiência energética, que reduzem nosso gasto e preservam o meio ambiente, estão nessa lista”, justificou.

Reitora esteve ao lado do senador Izalci Lucas. Ele reconheceu que a situação orçamentária da Universidade é delicada. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

ORÇAMENTO – A reunião foi presidida pelo coordenador da bancada do DF no Congresso, senador Izalci Lucas (PSDB). O parlamentar lembrou do difícil momento vivido pela Universidade (com parte de seus recursos bloqueados pelo governo federal). “Ao analisarmos o Projeto de Lei Orçamentária para 2020, a situação é ainda pior, dá vontade de chorar”, disse ele, em referência ao fato de que o PLOA do ano que vem nem sequer cobre as despesas obrigatórias da instituição.

O encontro de sexta-feira foi provocado pelos congressistas, que reuniram a UnB e outras entidades do DF para discutir as possíveis emendas ao orçamento do ano que vem.

“É muito bom que tenhamos essa oportunidade, afinal, a Universidade de Brasília é um patrimônio regional, que muito contribuiu para o desenvolvimento econômico e social da cidade e do Entorno”, avaliou a reitora.