EXCELÊNCIA

Ranking temático feito pelo THE reflete qualidade do ensino e da pesquisa, puxado principalmente pelo grande volume da produção científica

A Universidade de Brasília apareceu, pelo segundo ano consecutivo, em um ranking internacional que destaca as instituições com melhor desempenho nas áreas de Engenharia e Tecnologia e Ciência da Computação. A classificação foi feita pelo Times Higher Education (THE) 2020, a partir dos mesmos critérios utilizados para a avaliação global, calibrados por área de conhecimento.

Ciência da Computação está na faixa a partir da posição 601 e Engenharia e Tecnologia, 801. “Essas áreas são responsáveis por grande volume de publicações científicas, além de terem alto impacto por citação. Certamente ajudam a puxar o bom desempenho geral da UnB em rankings e avaliações”, comentou Andrea Cabello, diretora de Avaliação e Informações Gerenciais do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DAI/DPO).

O decano de Ensino de Graduação, Sérgio de Freitas, é professor lotado na Faculdade UnB Gama (FGA), uma das unidades que concentram cursos de engenharia. Ele destaca o forte intercâmbio internacional e a crescente excelência nas duas áreas. “Temos três unidades [FGA, Faculdade de Tecnologia e Instituto de Ciências Exatas], vários cursos e programas de pós-graduação envolvidos. Somos responsáveis por muitos projetos de pesquisa e desenvolvimento em inovação, tanto voltados para a parte interna da Universidade quanto realizados em parceria com empresas e órgãos públicos”, pontuou.

RECONHECIMENTO – A reitora Márcia Abrahão celebrou a classificação. “Os rankings e avaliações, nacionais e internacionais, reiteram a excelência de nosso trabalho, em diversas áreas do conhecimento. Parabenizo os docentes, técnicos e estudantes de Engenharia e Tecnologia e Ciência da Computação pela conquista”, disse.

Em setembro, o THE (uma das principais organizações que avaliam o ensino superior em todo o mundo) colocou a UnB como a oitava melhor universidade do país – a quinta entre as federais. No início deste mês, o reconhecimento foi para a área de Artes e Humanidades.