INFRAESTRUTURA

Finalização do Centro de Vivência e construção do mezanino da FEF trarão melhorias à comunidade acadêmica em menos de um ano

Centro de Vivência da UnB será concluído. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

A Universidade de Brasília acaba de firmar contratos para o encaminhamento de duas obras relevantes dentro do campus Darcy Ribeiro: a construção do mezanino da Faculdade de Educação Física (FEF) e a conclusão do Centro de Vivência, situado entre o Banco do Brasil e a ala sul do ICC. As realizações estão previstas no plano de obras 2019, aprovado em julho durante reunião do Conselho de Administração (CAD). A previsão é de que ambas estejam prontas já em 2020.

O mezanino da FEF é uma demanda antiga da unidade acadêmica. Hoje a faculdade possui oito salas de aula, quatro delas no Centro Olímpico (CO). No novo espaço, estão previstas quatro novas salas, além de laboratórios e salas de professores.

No auditório da FEF, comunidade local recebeu boa notícia: construção do mezanino vai se tornar realidade. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

A ampliação da infraestrutura acompanha o crescimento do público discente na unidade, como lembrou o diretor Fernando Mascarenhas: "A Faculdade de Educação Física ampliou seu número de estudantes de 400 para mais de 1.200, nos últimos anos". Além do diretor, participaram da assinatura docentes da FEF, como o emérito Iran Junqueira.

A reitora Márcia Abrahão referiu-se à excelência da FEF para demonstrar o interesse da instituição como um todo na empreitada. “Estamos falando de uma unidade acadêmica com um histórico respeitável, na qual poderemos colocar mais salas de aula e mais laboratórios em funcionamento, trabalhando para que graduação, pós-graduação e extensão seja ainda mais excelentes.”

A obra para construção do mezanino está orçada em R$ 1.110.000; o prazo de execução é de 120 dias. A secretária de Infraestrutura, Helena Zanella, o diretor do Centro de Planejamento Oscar Niemeyer (Ceplan), Bruno Guimarães, o auditor-chefe da Auditoria Interna da Universidade de Brasília, Abimael Barros, estudantes e servidores da faculdade estiveram presentes na assinatura, realizada no auditório da FEF, na quarta-feira (16).

Equipe de gestores, servidores e representantes de empresa firmaram acordo no Salão de Atos. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

Na quinta (17), o Salão de Atos da Reitoria recebeu a assinatura do acordo que vai finalizar a obra do Centro de Vivência da UnB. Localizada entre o Banco do Brasil e a entrada da ala sul do ICC, a estrutura deve abrigar unidades, como a Editora UnB, a Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), a Ouvidoria, uma agência bancária, entre outras. “Queremos tirar essa construção da condição de esqueleto e torná-la uma área plenamente utilizada na Universidade”, disse a secretária Helena Zanella.

A gestora destacou a postura da UnB em implementar medidas técnicas, com uma análise profunda do estado em que o prédio se encontra, para ir ao mercado em busca de um trabalho especializado e de qualidade.

A reitora Márcia Abrahão lembrou que, apesar das dificuldades orçamentárias, a Universidade segue investindo em "projetos de interesse da comunidade acadêmica", priorizados no plano de obras, que foi debatido de forma transparente e democrática. A conclusão do Centro de Vivência está orçada em R$ 1.950.000 e deve ser entregue em até 300 dias.

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.