ÓRGÃOS COLEGIADOS

Em encontro nesta sexta (27), Conselho Universitário aprova criação do Departamento de Gestão de Políticas Públicas na FACE. Reitor anunciou nomeação de nova titular do DGP

Foto: Isa Lima/UnB Agência

Na 1ª reunião do ano, o Conselho Universitário da UnB (Consuni) aprovou a criação do Departamento de Gestão de Políticas Públicas na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FACE). O encontro aconteceu na tarde desta sexta-feira (27) no auditório da Reitoria.

"É sempre um desafio o convívio de todos os Departamentos", disse o diretor da FACE, professor Roberto Ellery, em referência aos cursos de Administração, Contabilidade e Economia. "São visões diferentes, mas no conjunto há um ganho", completou Luiz Antonio Pasquetti, diretor da Faculdade UnB Planaltina, em defesa do novo departamento. O programa de pós-graduação em Gestão Pública (PPGP) funciona no campus da UnB em Planaltina.

Durante a reunião, o reitor Ivan Camargo anunciou a nomeação da professora Maria Ângela Simões como decana de Gestão de Pessoas (DGP). A indicação foi apresentada em substituição a Gardênia Abbad, que pediu para ser desligada do cargo, em janeiro, por motivos pessoais e profissionais. Gardênia esteve à frente do Decanato nos últimos dois anos.

Vários docentes elogiaram o trabalho de Gardênia à frente do DGP e mostraram apoio à nova gestora. "É com pesar que aceitamos o pedido de exoneração da professora Gardênia", disse o reitor. "A boa notícia é que Maria Ângela Simões, também muito dedicada, aceitou o convite", completou.

A apreciação dos demais itens foi adiada para a próxima reunião do Conselho Universitário. Esta foi a 424ª reunião do Consuni.

INFORMES – Ao registrar o corte de verbas para as universidades públicas no final do ano passado pelo MEC, o reitor anunciou que será um ano "muito difícil".

Reitor Ivan Camargo. Foto: Isa Lima/UnB Agência

"Fechamos o ano com um déficit de R$ 700 milhões", disse. "A UnB gasta em custeio R$ 15 milhões, mas recebeu menos da metade desse valor. Estamos cortando gastos, porque não teremos superávit neste ano", destacou. A universidade somente saberá o valor exato destinado a ela no orçamento após votação no Congresso.

Em nome da universidade, Camargo também se pronunciou sobre a demissão recente do ex-reitor Thimothy Mulholland. "A UnB sente muito por todo esse processo", disse.

No início da reunião, o reitor também falou sobre a decisão do ministro do STF Luiz Fux, que cassou um dos mandados de segurança que garantia o pagamento da URP a servidores aposentados. "Será cumprido o determinado pelo TCU. O grupo atingido será notificado pelos sindicatos", avisou.

BOAS-VINDAS – A Universidade de Brasília se prepara para receber os alunos na volta às aulas. O decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo, ressalta que o sistema de pré-matrícula, o matrícula web, "tem funcionado bem". “Parabenizamos o CPD pelo Sigra [Sistema de Informação Acadêmica de Graduação]”, disse. “Temos feito cerca de 180 mil matrículas por semestre.”

Já o prefeito dos campi, Marco Aurélio Oliveira, apresentou obras e serviços realizados para o início das aulas. Entre as benfeitorias, ele cita a manutenção do sistema elétrico, da iluminação pública e da telefonia na UnB. “Dezenas de vazamentos do ICC também foram reparados”, disse. Nas áreas externas, além da renovação de sinalizações, houve, segundo ele, plantio de grama, poda e corte de árvores, entre outros.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.