COMUNIDADE

Professor Luís Afonso Bermúdez ficará à frente do Conselho Deliberativo da entidade por quatro anos

Foto: Arquivo Sebrae/DF

Nova diretoria do Sebrae do Distrito Federal tomou posse nesta segunda-feira (5), em cerimônia na sede da instituição. A solenidade contou com a presença do governador Rodrigo Rollemberg e do reitor da Universidade de Brasília (UnB), Ivan Camargo.

O decano de Administração da UnB, Luís Afonso Bermúdez, assumiu o cargo de presidente do Conselho Deliberativo, para mandato de quatro anos. Em seu discurso, Bermúdez destacou a união entre o Sebrae e a universidade, que tem como foco a capacitação e os estudos que auxiliam na leitura de cenários sociais para melhor atuação do Sebrae e das instituições parceiras. O reitor Ivan Camargo lembrou a força do conhecimento no fomento ao empreendedorismo.

Para o governador recém-empossado, a parceria com o Sebrae é de grande importância para o fomento à economia e o fortalecimento do DF. O diretor superintendente da entidade, Antônio Valdir Oliveira Filho, ressaltou a relevância dos seis grandes eventos que serão realizados ao longo do ano, destacou números de crescimento na atuação da instituição e mostrou que muitas ações terão como foco RAs como Taguatinga, Ceilândia e Samambaia, entre outros pontos do DF.

O presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, pediu que o Sebrae do DF se aproxime ainda mais do Nacional em suas ações e prometeu todo apoio à nova gestão. O ex-presidente do Conselho Deliberativo, José Luiz Dias Fernandez, transmitiu o cargo parabenizando a equipe eleita e destacando o trabalho dos colaboradores do Sebrae no DF.

Também tomaram posse o diretor superintendente Antônio Valdir Oliveira Filho (reeleito); a diretora de Gestão e Produção, Cassiana Abritta Garcia Brandão; e o diretor de Atendimento, Júlio Flávio Gameiro Miragaya.

Para o Conselho Fiscal da instituição, foram eleitos para titulares Floriano Henrique Morais, José Maria de Araújo e Welington Corrêa de Oliveira e, para suplentes, Arnaldo Rocha Mundim Junior, Fragmar Diniz Leite e Guilherme Nery da Fonseca Coelho.

Foto: Arquivo Sebrae/DF

NÚMEROS - Em 2014, foram atendidas pelo Sebrae-DF 49.795 empresas, realizados 78.046 eventos de capacitação, entre cursos, palestras, seminários e outros; e oferecidas 146.531 horas de consultoria e 179.208 orientações técnicas. Em 2015, deverão ser oferecidas 137 mil consultorias, mais de 300 cursos, 55 mil prestações de informações e 132 orientações técnicas.

São diversos os públicos-alvo do Sebrae. De forma direta, a instituição atende a micro e pequenas empresas, ao microempreendedor individual (MEI), ao agricultor familiar e aos potenciais empresários e empreendedores. Para isso, oferece cursos presenciais e on-line, palestras, workshops, treinamentos, oficinas, rodadas e encontros de negócios, e consultorias. Também realiza seminários, congressos, feiras e outros eventos de portes variados. Para o próximo ano, já estão marcados seis grandes eventos: o Encontro de Franquias, em fevereiro; a Semana do MEI, em abril; o Showroom Brasil Original, de maio a julho; a Feira do Empreendedor, em agosto; o Fomenta, em setembro; e o Alimenta, em outubro.