ESTRUTURA

Prédio concentra os departamentos de Sociologia e Antropologia do ICS/UnB

Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

Várias atividades celebraram, nesta terça-feira (25), a inauguração oficial do novo prédio do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília (ICS/UnB). A cerimônia formal que abriu as comemorações foi no auditório do edifício e contou com a participação de autoridades, professores, ex-docentes, pesquisadores e alunos.

Além do auditório, fazem parte da estrutura do novo prédio salas de professores, salas de pós-graduação, biblioteca setorial, secretaria, direção, salas de reuniões, espaços multiusos e laboratórios de pesquisa.

“Chamamos essa estrutura de Unidade de Ensino e Docência (UED). O local é iluminado, arejado, possui todas as condições de segurança contra incêndio, pânico e segue as normas de acessibilidade. Precisamos apenas fazer ajustes e complementações nas instalações”, aponta o diretor de Gestão e Infraestrutura da UnB, André Luiz Aquere.

Vão funcionar no edifício os departamentos de Sociologia e de Antropologia do ICS/UnB. De acordo com o vice-diretor do Instituto, Carlos Sautchuk, o Centro de Pesquisa de Pós-Graduação das Américas (Ceppac) e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social continuam no Prédio Multiuso II da UnB e no Instituto Central de Ciências (ICC), respectivamente, com previsão futura de serem transferidos após a construção de um prédio anexo.

Professor Sadi Dal Rosso: novo prédio é momento de comemoração. Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

Na opinião do diretor do ICS, Sadi Dal Rosso, a inauguração do novo prédio é um momento de comemoração para as Ciências Sociais, que são intrínsecas à concepção da UnB e à trajetória de seus idealizadores, o antropólogo Darcy Ribeiro e o educador Anísio Teixeira. “Continuaremos com a nossa missão, uma ciência questionadora e de transformação social”, revela.

O reitor da UnB, Ivan Camargo, destacou a excelência acadêmica do ICS, que possui cursos de graduação e pós-graduação muito bem avaliados pelo Ministério da Educação, e ressaltou a dedicação dos professores e alunos na produção de conhecimentos em âmbito nacional. Ao comentar sobre o prédio, o reitor ponderou que a conquista é coletiva, resultado da soma de esforços de diferentes administrações. “Não se faz universidade com rupturas, mas com continuidade, trabalho e respeito às ações de várias gestões".

Biblioteca situada no novo prédio do Instituto de Ciências Sociais. Foto: Isa Lima/UnB Agência

De acordo com o professor emérito da UnB Roque Laraia, o ICC tem seu valor histórico para as Ciências Sociais e para a universidade, no entanto, o novo edifício significa melhores condições para se fazer pesquisa e dar continuidade à excelência do Instituto. A graduanda Isabelle Oliveira concorda e reforça que a mudança “trouxe maior integração dos departamentos e mais proximidade entre os professores e alunos”.