GESTÃO

Sistema, composto por quatro etapas, tem como base desenvolvimento de competências e acompanhamento do desempenho do servidor

O Conselho de Administração da Universidade de Brasília (CAD) homologou, por meio de resolução editada pelo reitor Ivan Camargo, o novo programa de avaliação de estágio probatório para servidores técnico-administrativos.

O sistema deverá ser aplicado para todos os servidores efetivos que ingressaram na universidade a partir de 1º de dezembro de 2013 e será composto por quatro etapas de avaliação. As três primeiras fases acontecerão a cada oito meses de efetivo exercício, e a última em seis meses.

Outra novidade do programa é a participação do servidor, que fará a sua autoavalição. Além da nota da chefia imediata, haverá a análise de dois servidores escolhidos em reunião com a equipe de trabalho.

Os critérios verificados serão assiduidade, capacidade de iniciativa, disciplina, produtividade e responsabilidade.

A decana de Gestão de Pessoas, Gardênia Abbad, afirma que o sistema pode ser considerado um avanço e tem foco o desenvolvimento de competências. “Esse programa é processual, estabelece feedback, visa a evitar problemas de desajuste dos servidores e busca o acompanhamento de resultados”, explica.

Decana Gardênia Abbad diz que programa tem foco em competências. Foto: Emília Silberstein/UnB Agência

Segundo a coordenadora de Gestão de Desempenho, Gabrielle Drago, o novo formato visa à participação ativa do servidor e tem como objetivo o desenvolvimento e a adaptação deste à instituição. “Para auxiliar nesse processo, busca-se a proposição de ações de melhoria ao longo das etapas de avaliação”.

REMOÇÃO – Nesta terça-feira (15), a Câmara de Gestão de Pessoas da UnB aprovou a criação de uma comissão para tratar de remoção de servidores técnico-administrativos. Composto por representantes dos campi de Ceilândia, Gama e Planaltina, o grupo terá 15 dias para elaborar uma proposta de edital de remoção de servidores. "A partir desse documento, serão estabelecidos os critérios de remoção para as unidades descentralizadas. A ideia é que o processo seja coordenado com o ingresso de novos servidores", aponta Jeferson Sarmento Lima, diretor de Provimento, Acompanhamento e Movimentação (DPAM).

DESEMPENHO – Durante a 8ª reunião da Câmara de Gestão de Pessoas, também foi apresentada a proposta para o sistema de avaliação de desempenho de servidores estáveis. O material, composto por formulários e manual, será analisado pelos conselheiros e retornará à pauta da Câmara de Gestão no próximo encontro, em 13 de maio.

SERVIÇO
Para mais informações sobre o novo programa de estágio probatório, entre em contato com a Coordenadoria de Gestão de Desempenho pelo telefones: 3107-0430/3107-0429 ou pelo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Confira a íntegra da resolução do Decanato de Gestão de Pessoas