GESTÃO

Gustavo Baptista será o responsável pelo centro nos próximos dois anos. Solenidade aconteceu no auditório da Reitoria

Foto: Isa Lima/UnB Agência

Em cerimônia realizada na tarde desta terça-feira (5), o docente Gustavo Macedo Baptista toma posse como novo diretor, nos próximos dois anos, do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM/UnB). A cerimônia aconteceu às 15h, no Auditório da Reitoria.

Estiveram presentes o reitor Ivan Camargo, a decana de Gestão de Pessoas Gardênia Abbad e Ricardo Caldas, ex-diretor do CEAM. Os docentes Isaac Roitman e Aldo Paviani, também marcaram presença na posse.

Na solenidade, o diretor relembrou o início da jornada acadêmica e como se relacionou com o Núcleo de Estudos Ambientais (NEA), ainda na graduação, ao lado do docente Aldo Paviani.

Baptista afirma que é necessário romper paradigmas e transformar o centro em referência. “É preciso discutir e reestruturar o CEAM", afirmou. "Com trabalho, dedicação e apoio da gestão, queremos colocar o Centro como local de destaque na Universidade”.

Ivan Camargo declarou que é indispensável resgatar o papel de congregação de diversas áreas, um dos eixos da construção da Universidade. “Os núcleos têm que ser pontos de integração entre os departamentos da UnB, para que haja encontros multidisciplinares.”, explicou.

O Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares foi criado em 1986 pelo então reitor, Cristovam Buarque. O local promove atividades de ensino, pesquisa e extensão e atualmente é composto por dois programas de Pós-Graduação, 36 Núcleos Temáticos e o projeto ‘Observatório da Juventude’.