ÓRGÃOS COLEGIADOS

Em nota, conselheiros criticam ações do ministro da Educação que desqualificam “o trabalho sério, responsável e socialmente referenciado” da instituição

Conselho de Administração (CAD) aprova nota de repúdio aos ataques sofridos pela UnB. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

O Conselho de Administração (CAD) aprovou, em reunião na última quinta-feira (12), nota de repúdio aos recentes ataques sofridos pela Universidade de Brasília por parte do ministro da Educação, Abraham Weintraub. No documento, os conselheiros criticam a estratégia de Weintraub de desqualificar a atuação da Universidade, com base em informações falsas ou imprecisas, e recomendam que a Administração Superior tome as medidas cabíveis, inclusive judiciais, “para que os danos causados à instituição sejam rapidamente reparados”.

Na última semana, o ministro esteve na Câmara dos Deputados e voltou falar das universidades públicas como locais onde há o consumo massivo de drogas. A UnB foi uma das principais citadas, e diversos parlamentares questionaram o ministro sobre isso. “As atitudes do ministro revelam profundo desconhecimento sobre o que faz a Universidade de Brasília e qual o seu real impacto na sociedade”, disse a reitora Márcia Abrahão ao CAD.

“Nós temos sido muito educados e polidos, mas realmente precisamos nos unir e enfrentar a situação de maneira mais incisiva. Este ministro tem sido uma tragédia e já demonstrou não ter nenhuma educação”, defendeu o diretor da Faculdade de Medicina (FM/UnB), Gustavo Romero.

TELETRABALHO – Durante a reunião, os conselheiros também aprovaram a resolução que formaliza o início de estudo amplo e detalhado para a implementação do teletrabalho na UnB. A etapa é a primeira para que haja, no futuro, eventual adoção desse modelo de trabalho na instituição.

“Com a resolução, o CAD está sinalizando que a UnB se dispõe a estudar as possibilidades e as áreas onde pode haver trabalho remoto”, ressaltou a reitora. O assunto já havia sido discutido na última reunião do colegiado, mas ainda havia dúvidas sobre como seria a atuação da Universidade no tema.

A diretora do Instituto de Letras (IL/UnB), Rozana Naves, presidente da comissão que trouxe a primeira análise ao CAD, lembrou que há várias etapas previstas na Instrução Normativa (IN) nº 1/2018, do então Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), que prevê o teletrabalho.

“A primeira é a elaboração de processo de acompanhamento de metas e resultados e de plano de trabalho. Depois disso, o assunto volta para o CAD, antes de eventualmente mandarmos a proposta para aprovação do Ministério da Economia”, disse. A comissão tem prazo de seis meses para apresentar o plano de trabalho.

URP – Nos informes, a reitora Márcia Abrahão voltou a falar sobre a atuação da Administração na defesa do repasse integral da URP aos servidores e informou que a UnB cumpriu decisão do Tribunal de Contas da União e congelou a parcela a valores de 2016.