RECUPERAÇÃO DA PANDEMIA

Vice-reitor aproveitou reunião para esclarecer que ainda não há data para volta às aulas. Deliberação sobre calendário compete ao Cepe

UnB vem se organizando para que a retomada, quando houver, seja tranquila e com condições equânimes para todos os membros da comunidade universitáriaFoto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

Integrantes do Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Ações de Recuperação (CCAR) estiveram reunidos com a diretoria Associação dos Docentes da UnB (ADUnB) na última sexta-feira (19) para discutir a participação da entidade no processo de preparo para a eventual volta das atividades acadêmicas na instituição. Embora ainda não haja uma data para isso, a UnB vem se organizando para que a retomada, quando houver, seja tranquila e com condições equânimes para todos os membros da comunidade universitária.

 

O vice-reitor, Enrique Huelva, que preside o CCAR, explicou como está sendo feito o preparo. Ele detalhou o funcionamento do Comitê e dos subcomitês que o integram. Também esclareceu que o planejamento está sendo discutido com as unidades acadêmicas e estudantes. Na semana passada, o CCAR esteve reunido, em duas ocasiões, com representantes discentes.

 

"Não há nenhuma intenção de acelerar a volta do calendário acadêmico. Reconhecemos a imensa diversidade de nossa comunidade e vamos ser muito cuidadosos, de modo a garantir que todos possam estar integrados na eventual retomada", destacou. Ele também frisou que compete ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) deliberar sobre o calendário, não à Administração Superior.

 

Uma das etapas que compõem o planejamento da retomada é a Pesquisa Social para mapear as condições socioeconômicas, de saúde, acesso e familiaridade a recursos tecnológicos. O levantamento deve ser preenchido por estudantes, técnicos e docentes até 26 de junho.

 

>> Pesquisa para planejar retomada do calendário da UnB está no ar

 

ASSENTO – Os representantes da ADUnB reivindicaram participação no CCAR. O vice-reitor afirmou, no entanto, que o grupo é bastante operacional e sugeriu que a entidade contribuísse de outras maneiras. Ficou acertado que o tema seria levado para todos os integrantes da associação, que voltarão com uma proposta para o vice-reitor.

 

"A reunião da Diretoria da ADUnB com o vice-reitor foi positiva para abrir diálogo sobre as questões do futuro retorno", avaliou o presidente da Associação, Luis Antonio Pasquetti. "Pedimos que seja reafirmado que não há data para isso e que esta decisão será tomada pelo Cepe. Lembramos, ainda, que os docentes estão participando de diversas atividades acadêmicas neste período, como reuniões de colegiados, conselhos e grupos de pesquisa", acrescentou o docente.

 

Leia mais:

>> Pesquisa levanta informações para auxiliar docentes em eventual retomada do calendário acadêmico

>> Pesquisa mapeia condições de trabalho remoto de técnicos administrativos 

>> Estudantes terão apoio institucional para eventual retorno das atividades acadêmicas em moto remoto

>> Pesquisa da UnB analisa influências da pandemia nos planos de viagens dos brasileiros

>> Grupo de pesquisa da ciência política cria mapa de iniciativas de combate à covid-19 no Distrito Federal

>> Engajamento em app de saúde pode conceder quatro créditos a estudantes da graduação

>> UnB oferece assistência a pais da comunidade universitária durante isolamento social

>> UnB lança edital de fluxo contínuo para projetos voltados ao combate da covid-19

>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave