GESTÃO

Técnicos falaram sobre a importância da criação da unidade, que estruturou as ações sustentáveis na instituição

Reitora Márcia Abrahão segue com rodas de conversa com diversos setores da Universidade. Durante a pandemia do novo coronavírus, os encontros têm sido realizados por meio de conferências on-line. Desta vez, a reunião foi com a Secretaria de Meio Ambiente (SeMA). Imagem: Reprodução

A roda de conversa virtual da reitora Márcia Abrahão nesta semana foi com servidores da Secretaria de Meio Ambiente (SeMA). Criado após aprovação do Conselho Universitário, em julho de 2019, o setor – que antes chegou a funcionar como uma assessoria e uma coordenação – organizou a atuação da Universidade em assuntos relacionados à sustentabilidade e à proteção ambiental.

>> Relembre: Consuni aprova criação da Secretaria de Meio Ambiente

"O trabalho da SeMA tem sido extremamente visível e importante para a UnB. Vocês são uma equipe pequena e aguerrida, responsável por ações e projetos significativos, tanto internamente quanto externamente", disse a reitora durante a conversa, realizada por meio de uma plataforma virtual nesta quarta-feira (24).

O secretário de Meio Ambiente, Pedro Zuchi, fez um resumo das principais contribuições da unidade desde quando ainda era uma coordenação ligada ao Gabinete da Reitora, em 2017. "Focamos muito em questões relacionadas aos problemas de licenciamento ambiental e ao estímulo para a geração de energia limpa", comentou. Hoje, todos os campi da UnB possuem plantas de geração de energia solar fotovoltaica.

>> Servidores da STI participam de diálogo com a reitora

"O manejo da vegetação e a aprovação do Plano de Logística Sustentável também foram passos importantes", acrescentou Zuchi, que é também professor do Departamento de Economia. Na avaliação do docente, outro passo relevante foi o termo de corresponsabilização assinado entre a SeMA, a Prefeitura da UnB e as secretarias de Infraestrutura (Infra) e de Tecnologia da Informação (STI). O documento estabeleceu o alcance de cada área e "melhorou muito o entendimento dos gestores sobre a sustentabilidade".

ORGANIZAÇÃO – Os técnicos elogiaram a criação da Secretaria de Meio Ambiente, que reuniu profissionais que antes trabalhavam de maneira desagregada. "Nós já fomos vinculados a vários setores, à Reitoria, à Prefeitura, à Vice-Reitoria. Mas é muito importante que o pessoal da área ambiental esteja em um só local, principalmente por conta dos cadastros junto aos órgãos ambientais", afirmou o técnico Eduardo Ferreira Pereira, que cuida do descarte de resíduos perigosos.

O mesmo foi destacado pela servidora Priscila Câmara de Araújo. "É muito bom que as instituições tenham uma área dedicada a lidar com as questões ambientais", disse. A decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, também se somou aos elogios feitos à SeMA, "que tem feito um trabalho primoroso na estruturação dessa área, primordial para a UnB". "Uma universidade que não prioriza a sustentabilidade ambiental não se sustenta como instituição", defendeu.

Na conversa, os técnicos também falaram sobre exigências para a aquisição de equipamentos de ar-condicionado. Ficou acertado que a SeMA trabalhará em uma circular sobre o assunto, com orientações sobre boas práticas e o que diz a legislação.

>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão

>> Em reunião virtual, servidores do Arquivo Central apresentam demandas à reitora

>> Servidores do Decanato de Extensão participam de diálogo com a reitora

>> Servidores da BCE participam de diálogo com a reitora