COMUNIDADE

Acordo amplia o acesso público por meio do mapeamento e divulgação do acervo histórico militar

A solenidade reuniu representantes da Administração Superior da Universidade e do Exército, assim como os coordenadores do projeto e do software livre (Tainacan), utilizado para sistematizar as informações do museu militar e torná-las acessíveis para a sociedade. Imagem: Reprodução

 

A Universidade de Brasília (UnB) e o Exército Brasileiro celebraram, nesta terça-feira (10), a assinatura do Termo de Execução Descentralizada (TED), pelo qual a Universidade será responsável pela organização, documentação e divulgação do acervo do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHEx/FC), localizado no Rio de Janeiro (RJ). A cerimônia foi realizada remotamente e transmitida pelo canal da UnBTV no YouTube, e reuniu pesquisadores, docentes e representantes da Administração Superior, assim como integrantes da brigada militar responsável pelo patrimônio histórico e cultural do Exército.

 

Segundo o coordenador do projeto, o professor da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) Dalton Lopes Martins, o projeto tem como objetivo fundamentar a organização e representação da informação do acervo interno do MHEx/FC. Segundo Dalton, o museu militar possui um riquíssimo acervo, composto por mapas, câmeras e cadernos de campos entre os seus mais de 15 mil itens e repercute numa busca anual de mais de 400 mil visitantes, de todo o Brasil. “Ou seja, um acervo de grande interesse para a sociedade brasileira. Assim, certamente, o projeto vai dar acesso de maneira qualificada para pesquisas, estudos e análises”, aponta o docente.

 

O desenvolvimento desta parceria será uma oportunidade de aprimorar e desenvolver o software livre Tainacan, ferramenta responsável pela gestão e publicações de coleções digitais. De acordo com o coordenador, o programa criado pela UnB junto com a Universidade Federal de Goiás (UFG) já é utilizado por mais de 300 instituições em todo o Brasil e em outros países, como México, Estados Unidos e Suécia. Responsável pelo fomento do Tainacan, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) também utiliza os procedimentos de documentação digital em seus acervos. O projeto será executado durante um ano e dois meses.

 

Além do professor, estavam presentes da solenidade a reitora Márcia Abrahão e o General de Brigada da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, (DPHCEx), Paulo Afonso Bruno de Melo, responsáveis pela assinatura do TED. Participaram também o General de Brigada Carlos Augusto Teixeira Ramires, novo diretor de Patrimônio Histórico e Cultural do Exército; o chefe da seção Patrimônio e Planejamento Cultural, Marcelo de Melo Ribeiro; o diretor da FCI, o professor Renato Tarcísio de Souza; e a coordenadora do Tainacan, a pesquisadora Luciana Martins.

 

“Gostaria de manifestar em nome do Patrimônio Cultural do Exército, nossa alegria e satisfação em poder fazer parte desse instrumento de parceria e contar com o apoio dessa relevante instituição, que é a Universidade de Brasília. Com certeza, vai dar uma nova dinâmica na gestão do nosso acervo do Exército Brasileiro”, ressaltou o general Paulo de Melo. “Estamos prontos para cumprir essa missão desde já”, completa. 

 

A reitora Márcia Abrahão destacou a articulação das decanas de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO) e de Administração (DAF), as professoras Denise Imbroise e Maria Lucília, respectivamente, como responsáveis pelos recursos da Universidade e autorização da tramitação do projeto na parte financeira.

 

“Elas cuidam muito bem dos nossos projetos e ações, ou seja, esse processo passou por um rigor acadêmico e administrativo da nossa Universidade junto à procuradoria da Advocacia Geral da União”, afirmou.

 

A reitora também mencionou outras atividades da UnB executadas em parceria com o exército, envolvendo os institutos de Psicologia (IP) e de Relações Internacionais (Irel) e os departamentos de Ciência da Computação (CIC) e de Administração (ADM).

 

“São cooperações que só têm ampliado ao longo dos anos e representam parcerias de grande sucesso, tanto pela qualidade das pessoas envolvidas quanto pela seriedade de nossa instituição e do Exército Brasileiro”, enfatiza.

 

Assista aqui a íntegra da cerimônia:

 

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB

 

Leia também:

>> Pesquisa da UnB analisa as consequências da pandemia no trabalho de psicólogos

>> Professoras em licença-maternidade terão prazo maior para credenciamento e recredenciamento na pós

>> 26ª edição do Boletim Coes atualiza os dados da pandemia de covid-19 no Brasil e no mundo

>> Relatório apresenta resultado de autoavaliação da Universidade de Brasília em 2019

>> Especialização da UnB leva conteúdo científico a estudantes da educação básica do DF durante a pandemia

>> Equipe da UnB representa o Brasil na Cybathlon 2020

>> UnB homenageia servidores Prata e Ouro da Casa

>> Servidora do Instituto de Letras, Lucinéia Gonçalves recebe título de Mérito Universitário

>> Reitora da UFRJ visita espaço de inteligência de combate à covid-19

>> Pesquisa da Sociologia analisa condições do ensino remoto emergencial em escolas do DF

>> Cepe inicia discussão sobre próximos semestres letivos da Universidade de Brasília

>> DPG realiza ciclo de webinários sobre Capes PrInt

>> SIGAA chega em breve para a pós-graduação lato sensu

>> Critérios para participar de testes da vacina chinesa no HUB são ampliados

>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19  

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.