2º/2020

Com início do semestre acadêmico, Márcia Abrahão reforça compromisso da Universidade com a preservação da saúde coletiva

Queridas(os) docentes, técnicas(os) e estudantes,

Estive na última segunda-feira, dia 1º de fevereiro, no campus Darcy Ribeiro para a inauguração do Centro de Vivência, uma obra que ficou anos paralisada e, agora, vai abrigar quatro setores administrativos da UnB. Foi emocionante entregar o prédio, há muito tempo aguardado, mas também senti profunda melancolia ao ver tantas salas, corredores e jardins vazios. Segunda foi também nosso primeiro dia de aula, um momento em que os campi vibram, com calouros e veteranos. Mas só havia silêncio.

Não podia ser diferente. O atual cenário epidemiológico nos pede bastante prudência. Nas últimas semanas, houve um recrudescimento dos índices de contágio pela covid-19 em todo o país. Por isso, damos início a mais um semestre acadêmico ainda em modo remoto. A decisão foi tomada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UnB em dezembro. O colegiado reiterou, mês passado, a necessidade de permanecermos em casa um pouco mais.

Dos 40.892 estudantes de graduação e 8.906 de pós-graduação da UnB, estão em modo presencial apenas os matriculados em algumas poucas disciplinas práticas da área da saúde, devidamente autorizadas pelo colegiado de cada curso e pelo Cepe. Nesta primeira semana, estamos todos em período de ambientação e ajustes, reencontrando ou conhecendo ferramentas digitais e metodologias virtuais.

Assim como no semestre anterior, a inclusão digital segue sendo uma das nossas principais preocupações. No ano passado, contemplamos cerca de 3,3 mil estudantes com algum tipo de apoio para a conectividade (auxílio para a compra de equipamentos ou para internet de melhor velocidade). Também vamos manter o investimento em capacitação para docentes e estudantes, para que lidem cada vez melhor com os métodos de ensino e aprendizagem digitais.

O cenário de incertezas quanto à evolução da pandemia – e da vacinação – também nos levou a adiar a realização das etapas 1 e 2 do Programa de Avaliação Seriada (PAS). Inicialmente previstas para março, as provas devem ocorrer em junho. O PAS 3, fundamental para que se garanta o ingresso de calouros nos próximos dois semestres, está mantido para o dia 7 de março. Trata-se de um exame com menor número de inscritos em relação aos outros dois, e realizado apenas no Distrito Federal. Com isso, vamos ampliar ainda mais a segurança sanitária dos participantes e da equipe responsável pela aplicação.

Ao mesmo tempo em que nos mantemos cautelosos, seguimos preparando a Universidade para a retomada – quando assim for possível. Sob o direcionamento do Comitê de Coordenação das Ações de Recuperação (Ccar), fazemos a análise de espaços físicos e adaptações necessárias, tais como a substituição de torneiras em banheiros e bebedouros. Na parte de infraestrutura, temos dado saltos consistentes, com a entrega de prédios e a assinatura de contratos para a realização de obras. Será uma alegria ver tantos novos edifícios serem ocupados pela comunidade da UnB, assim que as condições sanitárias nos permitirem.

Os campi ficam incompletos sem a presença de todos vocês, sem dúvida. A paisagem não parece natural, está muito distante da verdadeira UnB, linda, alegre e com muita vibração. Gente que vai e vem, que sobe e desce, que abraça e beija. Infelizmente, neste momento, estar longe é um verdadeiro ato de amor.

Sei que estamos bastante cansados, querendo que tudo isso passe logo. Vai passar. Peço, de coração, apenas um pouco mais de paciência e disposição. Tenham certeza de que todas as decisões, tanto as da Administração quanto as dos colegiados da Universidade, estão sendo tomadas de maneira responsável. Nesse desafio perante a covid-19, nosso compromisso é com a manutenção de vida plena. Vamos, tenho absoluta certeza, fazer deste semestre outro exemplo de superação e solidariedade.

Contem comigo e com toda a equipe da Reitoria. Ótimo semestre a todos!

Márcia Abrahão

Reitora