INTERNACIONAL

Ativista moçambicana é presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade, com a qual governo do DF assinou protocolo de intenções

Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

O reitor da UnB, Ivan Camargo, e a decana de Assuntos Comunitários, Thérèse Hofmann, estiveram presentes na manhã desta segunda-feira (2) no 2º Ato Cívico de Segurança com Cidadania, que homenageou a ativista e presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC) de Moçambique, Graça Machel. Durante a cerimônia, realizada no estacionamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Paz Social (SSP) do Distrito Federal, com a presença de diversas autoridades públicas, também foi assinado protocolo de intenções entre o órgão e a Fundação, com intuito de efetivar as ações do Programa Viva Brasília – Nosso Pacto pela Vida na promoção da cultura da paz.

Personalidade atuante na luta pelos Direitos Humanos, das mulheres e das crianças na África, Graça Machel, viúva dos ex-presidentes africanos Nelson Mandela e Samora Machel, foi homenageada pelo seu trabalho à frente da organização não governamental, considerada referência internacional. Em seu discurso durante o ato, Machel defendeu a união dos povos para a promoção da paz e considerou significante a iniciativa de cooperação entre a FDC e a segurança pública do DF para a construção de políticas de desenvolvimento comunitário e de paz social.

Graça Machel pediu a união dos povos africanos e brasileiros na promoção da paz. Foto: Mariana Costa/SSP-DF

“Nós temos a grande alegria de assinar nessa manhã um protocolo que vai pôr no papel aquilo que na realidade vai ser um compromisso de honra conjunto de trabalharmos, instigarmos, aprendermos uns com os outros, lançarmos pedra a pedra nas mentes das pessoas as sementes da paz”, declarou.

Para o reitor da UnB, o ato simbólico demonstra a importância, não só para cidade, mas para todo o Brasil, do combate a violência, o que sua gestão tem procurado efetivar dentro da Universidade. “O discurso de toda a administração e de todos os professores é uma unanimidade nessa questão de que não vamos a lugar nenhum com a violência. Dentro da Universidade, lugar de respeito à diversidade, não podemos dar exemplos negativos”, afirmou Ivan Camargo.

VIVA BRASÍLIA - Com o objetivo de estabelecer uma política de segurança que envolva ações integradas entre os diversos órgãos públicos, o Programa Viva Brasília aproveitará as experiências bem sucedidas da FDC, especialmente com vistas à participação social, um dos eixos de atuação do projeto. Com a formalização da parceria para cooperação técnica, científica e educacional, o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, acredita que será possível tornar a cidade referência em todo o país na promoção da cultura da paz.

”Temos a plena consciência de que para qualquer sucesso de uma política de segurança que dissemine uma mudança de paradigma e leve efetivamente à construção da cultura de paz, nós precisamos contar com a sociedade e com os movimentos sociais”, destacou Rollemberg durante a cerimônia.

OLIMPÍADAS – A passagem de Graça Machel por Brasília também inclui a participação na programação da chegada da tocha olímpica ao Brasil. A ativista discursará nesta terça-feira (3), na Esplanada dos Ministérios, no Ato pela Paz Mundial. O reitor da UnB, Ivan Camargo, também estará presente durante a cerimônia que marcará a passagem da tocha pela primeira cidade brasileira.