TRANSPARÊNCIA

Painel de Indicadores permite consulta interativa a 36 índices acadêmicos e administrativos. Reitoria lança, ainda, relatório ilustrado com resultados dos últimos quatro anos

Foto: Luis Gustavo Prado / Secom UnB

A Universidade de Brasília acaba de lançar dois instrumentos de transparência: o Painel de Indicadores e o Relatório Ilustrado - Gestão 2012-2016. Ambas as ferramentas são inéditas e apresentam de forma objetiva os principais dados acadêmicos e de gestão da instituição nos últimos anos.

O Relatório Ilustrado foi produzido por solicitação do Conselho Diretor da UnB e está disponível na versão digital e impressa. Por meio de gráficos e textos curtos, a publicação mostra resultados gerenciais e conquistas em Ensino, Pesquisa e Extensão no período.

Os primeiros destaques são para a nota máxima da Universidade na avaliação IGC/MEC e o reconhecimento internacional da instituição entre as melhores da América Latina, pela consultoria britânica QS. A produção científica da Universidade também é ressaltada: houve aumento de 24% nas publicações em revistas de circulação internacional ao compararmos os últimos dois triênios.

“Apresentamos índices consolidados, por isso informações referentes a 2016 não estão presentes. Acredito que os nossos melhores resultados, acadêmicos e administrativos estão acontecendo neste ano”, afirma o reitor Ivan Camargo. “São conquistas da Universidade e não da administração”, reforça.

A parte final da publicação privilegia ações de gestão. Há informações sobre economia de gastos com água, esgoto e telecomunicações, aumento no quadro de servidores e regularização da força de trabalho na Universidade.

Reformas e construções de prédios, orçamento global da instituição e aperfeiçoamento da gestão de contratos também estão entre os indicadores.

Para a vice-reitora Sônia Báo, os dados representam ganho prático à comunidade acadêmica.  “Somos estimulados a pensar em um sentido saudável de competição, em que todos objetivam se aperfeiçoar, inspirados pela busca de índices cada vez mais expressivos”, acredita.

“Os resultados são fruto do trabalho de todos e, para que eles aconteçam, estudantes, professores e técnicos-administrativos têm de estar orquestrados”.

PAINEL DE INDICADORES – Ao ampliar e aprofundar os dados do Relatório de Gestão, o Painel de Indicadores busca tornar as informações gerenciais da Universidade mais acessíveis.

Com 36 indicadores, metade no âmbito acadêmico e a outra metade destinada a dados administrativos, a ferramenta é interativa, permite ao usuário pesquisar por curso, campus e obter dados de diferentes anos e será atualizada periodicamente.

Há informações sobre notas em avaliações externas, rankings, taxa de evasão, número de estudantes matriculados e formados por curso e unidade, entre outros. Na área de gestão é possível consultar, por exemplo, custo aluno por unidade, número de refeições servidas por campi, bem como o montante de investimentos em tecnologias de informação e comunicação e a quantidade de ordens de serviço atendidas pela Prefeitura dos Campi.

De acordo com o Decano de Planejamento e Orçamento, César Tibúrcio, o painel irá auxiliar os gestores a monitorar e avaliar os resultados anuais alcançados pela UnB, de forma mais simples e objetiva.

“É uma ferramenta importante para acompanhar a execução do planejamento da Universidade e também deve motivar as unidades a captar e melhorar a qualidade dos dados estratégicos”, avalia. “O desafio foi construir uma síntese, mais palatável e de fácil compreensão, diferente de outros relatórios muito densos ou com linguagem técnica”.

A Diretoria de Planejamento do DPO, responsável pela elaboração do Painel, realizou pesquisa junto às universidades federais e não encontrou modelo semelhante na América Latina. “É uma ferramenta inédita. Irá contribuir para a transparência das ações de gestão e ajudará a comunidade acadêmica no processo de autoconhecimento”, acredita a coordenadora de Monitoramento do DPO, Juliana Legentil.

SERVIÇO – O Painel de Indicadores foi elaborado em Excel 2007, versão mais utilizada pela comunidade universitária, e está disponível para download em www.dpo.unb.br/painel_de_indicadores.php.

A página contém links para indicadores acadêmicos, de gestão e do Ciências sem Fronteira, além de um tutorial de navegação.