COMUNIDADE

As conquistas mais significativas no meio acadêmico são fruto de intenso trabalho. Ao encerrarmos mais um ano, percebemos que o esforço de nossas atividades diárias vale a pena. Os numerosos resultados positivos alcançados nos últimos meses mostram a importância do empenho e da dedicação de nossa comunidade para construir uma Universidade cada vez mais produtiva e em sintonia com a sociedade.

Em 2015, pudemos nos alegrar com o reconhecimento de avaliadores externos que inseriram a UnB entre as melhores do país. Entre as avaliações, a aguardada nota máxima no Índice Geral de Cursos do Inep, que recoloca a Universidade como referência nacional. Esses indicadores, sem dúvida, decorrem do esforço e da determinação de nossos estudantes, professores e técnicos.

As muitas vitórias do ano que chega ao fim têm ainda mais valor diante das circunstâncias econômicas do país. O orçamento da UnB, assim como o da totalidade das universidades federais, sofreu cortes severos. Investimentos importantes foram contingenciados e tivemos muitas dificuldades para pagar as contas. A proposta orçamentária aprovada no Congresso Nacional, entretanto, parece equacionar essas questões. Esperamos já em 2016 atingir o equilíbrio entre receitas e despesas.

Obstáculos à parte, o desejo da gestão é o de que 2016 seja um ano de paz e de grandes realizações. Temos uma comunidade de valor inestimável disposta a fazer da UnB a melhor universidade federal do Brasil, pronta para contribuir para uma sociedade mais justa, informada, crítica e atuante.

Feliz ano novo!

Reitor Ivan Camargo e vice-reitora Sônia Báo