artigos
OPINIÃO

Ricardo Toledo Neder é professor da Faculdade UnB Planaltina (FUP). Coordena o Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina e a ITCP - Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (da rede universitária de ITCPs brasileiras), ambas com atuacão na Universidade de Brasilia, operando a partir da Faculdade UnB Planaltina. Graduado, mestre e doutor em Sociologia e Políticas Públicas com Pós-doutorado em Neocorporativismo e Teoria da Regulação, Desenvolvimento Territorial e Regional Sustentável e Filosofia da Tecnologia.

Sociólogo e economista político, professor associado da UnB. Editor-chefe da Revista Ciência & Tecnologia Social  e da coleção Construção Social da Tecnologia ambas vinculadas aos Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia no Brasil, e ao PLACTS – Pensamento latinoamericano de Ciência, Tecnologia, Sociedade, associados ao grupo de pesquisa Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina. Coordena o Núcleo de Pesquisa NP+CTS (Políticas CTS – Ciência, Tecnologia, Sociedade) CEAM/UnB, e o Programa de Extensão Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (da rede ITCP de incubadoras universitárias no Brasil) sediada na UnB Planaltina.

Ricardo Neder

O movimento CTS é a denominação nos países ibero-latino-americanos de uma tendência contemporânea mais ampla de revisão, chamada de Estudos CST ou Construtivismo Social da Tecnologia.

Um programa de pós-graduação neste campo tem como objetivo rever criticamente os modelos mentais ou cognitivos que associam tecnologia a objetivos imediatamente desenvolvimentistas ou economicistas no ensino e na pesquisa de ciências e tecnologia.

Busca reformular a educação para Ciência e Tecnologia (C&T) diversa da que adota uma visão instrumental da tecnologia, vista em si como neutra, e determinista porque supostamente, “a tecnologia boa é a tem sucesso ou eficácia no mercado”.

Em resposta à pergunta em epígrafe, neste terceiro artigo discutimos aspectos político-pedagógicos do desenho de criação de um “Programa de Pós-Graduação de Estudos CTS” (PPGECTS) na Universidade. Em dois artigos anteriores abordamos os antecedentes do debate.

Agora veremos por que uma Pós-Graduação interdisciplinar neste campo é essencial para dialogar com todas as grandes Áreas de Conhecimento, das Ciências Sociais às Ciẽncias Exatas, Naturais, Artes & Humanidades até às faculdades tecnológicas.

A visão instrumental e determinista compõem a base cognitiva do modelo hegemônico também chamado de difusão tecnológica, modelo linear de inovação tecnológica, ou ainda tríplice hélice porque orientado para o vinculacionismo entre Estado – Universidades – Empresas.

Esta visão do vinculacionismo afirma que as melhorias promovidas pela Ciência & Tecnologia chegarão à sociedade (população em geral) como “benefícios” transferidos nos produtos e serviços adquiridos pelos consumidores.

Esta perspectiva assume uma forma tradicional, clássica por meio da tentativa de superar a imisção na sociedade dos valores próprios da Ciência, considerando por exemplo, a neutralidade científica em relação à dinâmica social mais imediata.

Íntegra do artigo

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos.