artigos
OPINIÃO

Sônia Nair Báo é professora do Departamento de Biologia Celular - CEL, do Instituto de Ciências Biológicas - IB, da Universidade de Brasília e vice-reitora da Universidade. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, mestre em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas e doutora em Ciências Biológicas (Biofísica) pela  Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, membro do comitê da área interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e membro do comitê da área de morfologia do CNPq. Atua em Morfologia, com ênfase em Biologia Estrutural, nos temas: reprodução, microscopia e nanobiotecnologia.

Sônia Báo

Professores nos inspiram, marcam para sempre as nossas trajetórias. Lembro-me com carinho dos mestres que me acompanharam desde o primário. Meus primeiros anos de estudo foram em escolas públicas com turmas multisseriadas, aquelas em que os alunos do primeiro ao quarto ano estudavam juntos. O professor era um herói. Detinha o saber de disciplinas de áreas diferentes, transmitia o conhecimento e nos instigava a aprender.

Desde logo, sonhei em também ser professora. O desejo se transformou em projeto de vida, estimulado pelas boas experiências com seres especiais como a professora Emília, de Biologia, e o professor Jorge, de Física. Eles foram minhas referências nos últimos anos do antigo primeiro grau. Ensinavam com prazer e incutiam nos estudantes a vontade de aprender, de buscar respostas.

O futuro seguiu a me brindar com mestres fascinantes nos anos de escola técnica e na universidade. Fui uma das primeiras da família a ter curso superior e a receber o título de professora. Difícil dizer se foi vocação ou um processo de convencimento da vida. O fato é que dificilmente me realizaria fazendo outra coisa.

Tenho certeza que minha história iniciada no interior do Rio Grande do Sul tem paralelos com inúmeras outras ao redor do mundo. Professores são agentes de transformação que deixam lembranças. Seja qual for o caminho profissional trilhado, haverá sempre um espaço na memória para esses indispensáveis personagens.

Neste 15 de outubro, não podemos perder a oportunidade de homenagear os nossos docentes. Essa é uma data para reconhecimento desses profissionais transformadores. Há um consenso de que os avanços sociais necessários para o Brasil demandam investimentos de peso em educação. Esse processo passa obrigatoriamente por entender a importância do professor e valorizá-lo.

Registro minhas felicitações ao corpo docente da Universidade de Brasília e ressalto a honra de fazer parte desse grupo. Temos um quadro qualificado e comprometido com a ciência. Nossos professores são reconhecidos internacionalmente por suas produções e por impulsionar a inovação e o empreendedorismo na academia.

Parabéns a aposentados, egressos e professores em atividade. Todos vocês fazem parte da história da UnB e certamente contribuíram para iluminar o caminho do país e de seus estudantes.

Sônia Báo

Vice-reitora da Universidade de Brasília e professora há 27 anos