OPINIÃO

Rosangela Barz - presidente da Alumni UnB

”Não importa a Distância... a Educação é o Centro!

Esse slogan reporta-me a uma das grandes iniciativas da Universidade de Brasília (UnB) que rompeu os muros e levou a municípios distantes, como Cruzeiro do Sul no Acre, educação superior pública de excelência para uma população tão distante. E isso foi possível devido à decisão da UnB em aderir ao Sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil), criado pelo Ministério da Educação no ano de 2005.

Estar entre as primeiras instituições federais de ensino superior a aderir ao Sistema UAB é apenas uma das muitas causas abraçadas pela UnB, que teve como resultado ações inovadoras que democratizaram o acesso à educação superior pública de qualidade.

A UnB sempre foi vanguarda e muitas outras ações de ampliação do acesso à educação superior pública e de qualidade destacam-se em sua trajetória, entre elas a criação do Programa de Avaliação Seriada (PAS), considerado o precursor do ENEM, e a definição de Cotas nos processos seletivos para o ingresso na universidade.

Penso que seus criadores, Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro, seres genuinamente visionários, a criaram para ser diferente de tudo que existia no Brasil. Para que dela surgissem pessoas autorais, com sensibilidade para um olhar positivo sobre as questões sociais e com a capacidade de criar soluções inovadoras.

Essa vocação para uma formação diferenciada faz de seus ex-alunos profissionais de excelência e cidadãos comprometidos com o país e o mundo, o que reforça a importância do papel social de uma Universidade Pública.

Hoje, revisitando o slogan Não importa a Distância... a Educação é o Centro!, vejo o quanto essa frase traduz a essência da UnB, pois é dela que a Educação rompe os muros e fronteiras e irradia para alcançar todos os brasileiros, instituindo uma nova lógica que prefiro chamar de “Educação sem Distância”.

Soma-se a isso sua posição geográfica, que a coloca no centro do poder do Estado, onde as políticas públicas são dialogadas e formuladas para os mais diversos setores da sociedade e impactam a vida de todos os brasileiros. Essa proximidade com o poder central do Estado atribui-lhe, assim, a vocação e a missão de formar gerações com responsabilidade ética para a condução de um país.

Em seus cinquenta e quatro anos de existência, a UnB esteve sempre entre as melhores universidades do país porque sabe o valor que educação pública de qualidade agrega ao crescimento do país, reconhecendo sua responsabilidade na formação de seus alunos, futuros profissionais que levarão o nome de sua instituição formadora no desempenho de suas ações, verdadeiros protagonistas e agentes de mudança, atuando nos mais diversos setores da sociedade.

Ela tem o mérito de já ter formado mais de 2 gerações, e muitos dos seus ex-alunos são motivo de orgulho por suas atuações, nos diversos setores da sociedade, como verdadeiros ícones no setor produtivo, no judiciário, no legislativo, no executivo e na sociedade civil organizada. Além dos brilhantes profissionais que ultrapassam fronteiras e atuam em grandes corporações do mundo.

Esses 54 anos de produção do conhecimento, com o desenvolvimento pesquisas, e de disseminação do saber na formação de profissionais e nas ações de extensão universitária, valorizam o tripé ensino, pesquisa e extensão efetivamente comprometimentos com o bem social. Essa perspectiva de interesses coletivos e diversos é que faz da UnB uma universidade ímpar.

Neste dia de festa a Associação dos Ex-alunos da Universidade de Brasília - ALUMNI UnB, que congrega ex-alunos de graduação e pós-graduação e tem como missão ser um elo entre a universidade e a sociedade, deixa aqui todo nosso agradecimento à UnB pelos bons tempos vividos nesta universidade. Memórias que todo ex-aluno levará para sempre com carinho...  Seja pelos conhecimentos adquiridos, pelo amadurecimento político ou pelas amizades e amores construídos, à ela devemos grande parte do que somos.

É seu aniversário e os ALUMNIs da Universidade de Brasília compartilham dessa alegria manifestando todo o reconhecimento e orgulho de ser ex-aluno da UnB e ver que como sonhada e criada por seus fundadores, continuas a “menina sonhadora, irreverente, efervescente, criativa...”, e sempre pronta a abraçar novos desafios e buscar soluções inovadoras para um mundo melhor e uma sociedade de paz.

Pela linda trajetória que honra os princípios para o qual foi criada, neste 21 de abril de 2016, Anísio e Darcy, seus ex-alunos e toda a sociedade brasileira te parabenizam UnB!