OPINIÃO

Heloisa Maria Moreira Lima-Salles

Entre os dias 12 e 18 de julho, na Universidade Federal de São Carlos, foi realizada a 67ª Reunião Anual da SBPC. Como é usual, o prestigioso encontro da ciência brasileira, e também internacional, contou com uma programação intensa de exposições, debates, palestras, em que participaram cientistas reconhecidos, autoridades governamentais, grupos sociais organizados, artistas e estudantes, muitos estudantes, de pós-graduação, de graduação, da educação básica.

Entre os participantes, destacamos a presença de 25 alunos de graduação da Universidade de Brasília, inscritos na Jornada de Iniciação Científica da SPBC. As fotos da participação dos estudantes estão divulgadas na Galeria de Fotos do site da UnB.

A programação previa ainda a cerimônia de premiação do 12º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, conferido, em âmbito nacional, pelo CNPq, em que foi premiada a estudante de graduação em Ciências Biológicas da Universidade de Brasília Alessa Bembom Garcia, na categoria bolsista de Iniciação Tecnológica da área de Ciências da Vida, com o trabalho intitulado "Caracterização de um novo peptídeo inseticida da peçonha da aranha caranguejeira Aconthoscurria paulensis", desenvolvido sob a orientação da professora Elisabeth F. Schwartz, do Instituto de Ciências Biológicas.

Além do reconhecimento da comunidade científica, os premiados, nas diferentes categorias, foram agraciados com um cheque no valor de R$ 7.000,00, tendo ainda a oportunidade de participar de um painel, em que apresentaram brevemente os resultados da pesquisa realizada, trazendo seu depoimento emocionado sobre a experiência na iniciação científica.

A participação dos estudantes de IC da UnB na 67ª Reunião Anual da SBPC foi um momento marcante, mas para chegar a ele é preciso recuar no tempo, e lembrar que esse processo se iniciou com a submissão do projeto de pesquisa aos Editais ProIC/UnB (PIBIC/PIBITI/PIBIC-Ações Afirmativas/CNPq) de 2013-2014.

Uma vez selecionado, o projeto desenvolveu-se por 12 meses, cumprindo cada etapa prevista no Edital, de forma consistente e dedicada. Esse trabalho produziu resultados, que foram sistematizados no Relatório Final (sob a forma de artigo científico), e submetidos ao Comitê Institucional Gestor do ProIC/UnB para avaliação.

Em atendimento a exigência do CNPq, e com apoio integral da UnB, os trabalhos foram então apresentados em sessão de pôsteres no 20º Congresso de Iniciação Científica da UnB e 11º Congresso de Iniciação Científica do DF, realizado no período de 3 a 6 de novembro de 2014, do qual participaram ainda estudantes da Universidade Católica de Brasília, do Centro Universitário UniCEUB e do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).

Essa atividade, de suma importância, tinha por objetivo promover a avaliação dos trabalhos, pela interlocução dos estudantes com a Comissão Avaliadora do Congresso, integrada por pesquisadores convidados, além de propiciar o diálogo entre os estudantes expositores, bem como a divulgação científica para a comunidade em geral.

Dessa avaliação resultou finalmente a possibilidade de fazer a inscrição dos estudantes na Jornada de Iniciação Científica da SBPC, no ano seguinte. E assim retornamos ao início deste relato.

Cumprindo uma tradição de vários anos, a UnB ofereceu apoio financeiro, renovando-se o entusiasmo da comunidade universitária em ver nossa instituição representada por nossos talentosos estudantes de iniciação científica.

Na efervescência intelectual da Jornada de Iniciação Científica, assistimos, com muito orgulho e satisfação, ao desempenho dos estudantes da UnB, que demonstraram estar motivados e aptos a discutir as questões relativas ao trabalho realizado e, sobretudo, conscientes da importância da atividade científica para sua formação e para o desenvolvimento do País.