História da Máfia na Itália


Auditório do Instituto de Letras 14:00 - 20:00:00 23/06/2017 - 23/06/2017

Por ocasião do 25° aniversário do assassinato dos juízes italianos Giovanni Falcone e Paolo Borsellino, a Cátedra de italiano do Instituto de Letras da Universidade de Brasília, em parceria com a Embaixada da Itália em Brasília, apresenta um dia de palestra, leitura pública e filme para aprofundar a história do desenvolvimento da máfia na Itália depois do fim da Segunda Guerra mundial até os dias atuais e da luta dos juízes e dos intelectuais italianos contra esse fenômeno.

 

A professora leitora de italiano Andreina Di Vittori e a dra. Benedetta Bisol lerão em italiano e comentarão em português curtos textos literários e ensaios de Leonardo Sciascia, Italo Calvino, Luigi Malerba, Pier Paolo Pasolini e Roberto Saviano e citações dos juízes Giovanni Falcone e Paolo Borsellino. O dr. Francesco Guerra aprofundará na sua palestra em português o caso de Cosa Nostra em Sicília e seu desenvolvimento e relação com a política, a economia e a justiça nos últimos 70 anos.

 

O dia terminará com a projeção do filme Giovanni Falcone, de Giuseppe Ferrara, de 1993, com Michele Placido e Giancarlo Giannini, que documenta a história da vida do juiz Giovanni Falcone, de seus últimos anos de trabalho (1981-1992), da luta contra a máfia, do seu assassinato no massacre de Capaci e do assassinato do seu amigo e colega Paolo Borsellino.