Filme: Vidas secas


CAL UnB (sala 305) 19:00 - 00:00:00 18/07/2017 - 18/07/2017

CineCAL, em julho, celebra o Cinema Novo, movimento da segunda metade dos anos 1950 influenciado pela Nouvelle Vague e pelo neorrealismo italiano, que surgiu incorporando novas formas de linguagem e renovando questões estéticas e culturais do Brasil. Por meio do trabalho de jovens realizadores,  buscou analisar os entraves políticos e sociais do país e se afirmou como o grande movimento cinematográfico brasileiro.

A programação do CineCAL, que contém dois pilares da estética da fome – Os fuzis e Vidas secas, é composta por filmes de Roberto Pires, Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos, Cacá Diegues, Ruy Guerra, Joaquim Pedro de Andrade, Leon Hirszman, Miguel Borges, Marcos Farias, Luís Sérgio Person e por um documentário feito por Eryk Rocha, em 2016, contando a história do movimento.

 

Sinopse:

Vidas secas. Direção de Nelson Pereira dos Santos, 1964, 103 min, adaptação da obra de Graciliano Ramos. Uma família miserável tenta escapar da seca no Sertão nordestino. Fabiano, Sinhá Vitória, seus dois filhos e a cachorra Baleia vagam sem destino pelos confins do interior e, já quase sem esperanças, sobrevivendo às forças da natureza e à crueldade dos homens. Classificação: 14 anos.

 

Clique aqui para conferir a programação completa.

Filme: Vidas secas