Debate: literatura, realidade, resistência


Auditório do IL 15:30 - 00:00:00 21/08/2017 - 21/08/2017
 
 
No dia 21 de agosto (segunda-feira) o Instituto de Letras receberá as escritoras Vera Lucia de Oliveira (Itália) e Cristiane Sobra (Brasília) para o debate Literatura, realidade e resistência, que ocorrerá no Auditório do IL, a partir das 15h30, com mediação do Prof. Dr. Alexandre Pilati (TEL/IL).
 
 
O debate irá enfocar, a partir da produção poética das duas autoras, as tensas relações entre a literatura e a realidade contemporânea, atravessando temas de política, da sociedade, dos costumes. Vera Lucia de Oliveira e Cristiane Sobral são autoras conhecidas por aliar a sensibilidade poética à aguda crítica da realidade presente e, neste evento, irão realizar leituras de poemas seus e também apresentar os elementos fundamentais de suas concepções de poesia.
 
 
Após o debate será realizada uma sessão de autógrafos com as autoras.
 
 
Conheça as debatedoras:
 
 
 
 
Cristiane Sobral é carioca e mora em Brasília desde a década de noventa. Escritora, atriz, diretora e professora de teatro.  Ganhadora em 2017, do Prêmio FAC-Secult-DF de Culturas Afro-Brasileiras. Imortal cadeira 34 (ALB). Mestre em Artes (UnB), Especialista em Docência Superior. Licenciada em Educação Artística; Bacharel em Interpretação Teatral (UnB). Professora da SEDF - Coordenadora Intermediária na Regional do Núcleo Bandeirante. Dirigiu por 17 anos a Cia de Arte Negra CAbeça Feita. Membro do Sindicato dos Escritores. Começou a publicar em 2000 na antologia "Cadernos Negros. Obras:
O tapete voador, contos, ed. Malê, 2016, RJ,
"Espelhos, Miradouros, Dialéticas da Percepção", contos, 1ª Ed. Dulcina
"Não vou mais lavar os pratos", poesia, 3ª Ed. revisada e ampliada Ed. Garcia
"Só por hoje vou deixar meu cabelo em paz", poesia, 1ª Ed. Teixeira.
Escreve no blog: cristianesobral.blogspot.com.br. Página no facebook.
 
 
 
Vera Lúcia de Oliveira é poeta, ensaísta e professora de Literaturas Portuguesa e Brasileira na Università degli Studi di Perugia. Recebeu diversos prêmios pela sua produção, entre os quais o de Poesia da Academia Brasileira de Letras, em 2005. A autora, que escreve tanto em português como em italiano, tem poemas e ensaios publicados no Brasil, Itália, França, Alemanha, Romênia, Estados Unidos, Espanha e Portugal.

 

 
Debate: literatura, realidade, resistência